Vietnã inaugura maior usina do Sudeste Asiático

O governo do Vietnã concluiu ontem a construção da maior planta hidroelétrica do Sudeste Asiático. A planta começou a ser construída em 2005 e, de acordo com a imprensa local, produzirá 10 bilhões de quilowatts/hora por ano para cobrir a crescente demanda interna.

HANOI, O Estado de S.Paulo

25 de dezembro de 2012 | 02h02

O projeto foi concluído três anos antes do previsto e inaugurado ontem pelo primeiro-ministro do país, Nguyen Tan Dung. O terreno da hidroelétrica pertencia a 20 mil integrantes da minoria étnica, segundo o Vietnam Net.

As autoridades preveem que, além de diminuir as inundações, a hidroelétrica vai propiciar água durante a estação de seca e impulsionar a economia local.

Acelerado. A economia do Vietnã tem apresentado forte crescimento nos últimos anos. O Produto Interno Bruto (PIB) do Vietnã cresceu a um ritmo de 7% durante a última década. A previsão do Banco Asiático de Desenvolvimento é que o crescimento do país seja de 5,7% em 2012 e de 6,2% no ano que vem.

A demanda por energia no país crescerá a um ritmo anual de 10% a 12% entre 2011 e 2015, segundo levantamento do Banco Mundial.

Fatia. A indústria local consome 47% de energia, outros 34% vão para transporte e comércio. O restante da energia do país é divido entre os setores de serviços e agricultura / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.