Reprodução
Reprodução

Ações

Empresas de Eike disparam na bolsa após fim de recuperação judicial da OSX

Vinho de Hitler é oferecido em leilão na internet

Engarrafado especialmente para o aniversário do ditador em 1943, vinho pode ser vendido por pelo menos R$ 7,5 mil, mesmo estando azedo

Economia & Negócios,

22 de abril de 2014 | 13h09

SÃO PAULO - Uma rara garrafa de um vinho feito especialmente para comemorar o 54ª aniversário de Hitler, em 20 de abril de 1943, está à venda na internet.

A garrafa de Führerwein (vinho do Führer), com a imagem de Hitler de uniforme no rótulo, é de 1,5 litro e a expectativa é que alcance o equivalente a R$ 7,5 mil.

Segundo especialistas, o vinho nesta altura está azedo, mas bebê-lo não é a intenção do eventual comprador. A garrafa tem valor histórico para colecionadores. O vinho foi colocado à venda na internet por uma casa de leilões de Glasgow, na Escócia.

A garrafa traz uma etiqueta de cera sobre com a imagem de uma águia no topo de uma suástica e um selo do Reichszeugmeisterei, o escritório central que fornecia equipamentos nazista.

Segundo reportagens em jornais europeus, Hitler não teria gostado do próprio vinho, porque ele era abstêmio. Ele deu as garrafas aos seus oficiais superiores. Uma das garrafas foi dada a um prisioneiro de guerra húngaro por um soldado alemão depois da guerra, e manteve-se na mesma família desde então.

Hitler teve pouco a comemorar em 1943, quando as forças aliadas viraram o jogo sobre os nazistas na Europa e na Frente Oriental.

 

Em abril de 1945, poucos dias depois de seu 56 º aniversário, Hitler se suicidou em seu bunker subterrâneo em Berlim.

O vinho nazista ressurgiu agora em oferta na internet às vésperas do 125º aniversário do nascimento de Hitler.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.