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Vivo é multada em R$ 3,4 mi por descumprir meta de qualidade

Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) foi descumprido pela operadora em 14 Estados e no Distrito Federal

Por Gerusa Marques e da Agência Estado
Atualização:

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) multou nesta quarta-feira, 16, a Vivo em R$ 3,46 milhões por ter descumprido metas de qualidade na prestação dos serviços. A maior multa, de R$ 1,36 milhão, foi aplicada à operadora Vivo de São Paulo. Os processos se referem a 2005, e a decisão final foi publicada nesta quarta no Diário Oficial da União. O Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ) foi descumprido pela Vivo em 14 Estados e no Distrito Federal. Os maiores problemas detectados pela Anatel se referem às taxas de ligações completadas, de estabelecimento de chamada, de resposta das empresas ao usuário, de atendimento pessoal ao cliente e de recuperação de falhas e defeitos. A agência informou que não cabe mais recurso da decisão. A princípio, a agência havia divulgado o total de punições em R$ 4,1 milhões, mas a multa foi reduzida. A Assessoria de Imprensa do órgão regulador esclareceu que reduziu o valor porque a Anatel havia cometido um erro de cálculo. A multa foi reduzida depois da apresentação de um recurso pela Vivo. Pagamento A Vivo informou que já efetivou o pagamento da multa. A penalidade, publicada somente nesta quarta no Diário Oficial, remonta a 2005 e diz respeito ao descumprimento de metas de qualidade na prestação dos serviços. Segundo a área de Regulamentação da Vivo, a multa não afetará o balanço da empresa porque o montante já havia sido provisionado durante o período em que decorreu o processo. Isso significa que a empresa não precisou dispor de novos recursos para cobrir a penalidade, que foi integralmente paga este ano, de acordo com informações da operadora. (com Michelly Teixeira, da Agência Estado)

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