bolsa

E-Investidor: Itaúsa, Petrobras e Via Varejo são as ações queridinhas do brasileiro

Volume de comércio mundial cresce 0,7% no 1º trimestre

Segundo uma pesquisa da CPB, o volume de comércio cresceu 0,2% em março, após recuar 1,1% em fevereiro

Sergio Caldas, da Agência Estado,

24 de maio de 2013 | 11h19

LONDRES - O volume de comércio mundial cresceu 0,7% no primeiro trimestre deste ano ante o trimestre anterior, repetindo o ritmo de expansão verificado no quarto trimestre de 2012, em meio ao crescimento modesto da economia global, segundo relatório publicado hoje pelo Escritório de Análise de Política Econômica da Holanda, também conhecido como CPB.

No documento, que é mensal, o CPB informou também que o volume de comércio cresceu 0,2% em março, após recuar 1,1% em fevereiro.

"O crescimento das exportações nas economias avançadas e das importações em economias emergentes foi positivo, como resultado de um notável aumento no ritmo de expansão das exportações do Japão e, em menor grau, na zona do euro, e pela alta das importações na Ásia emergente", comentou o CPB.

Os dados do CPB são acompanhados de perto por formuladores de política, inclusive por uma série de bancos centrais, porque representam a primeira medida disponível do comércio global.

Segundo o CPB, as exportações do Japão subiram 2,8% em março ante fevereiro, enquanto as vendas externas da zona do euro avançaram 1,3% e os embarques dos EUA caíram 1,0%. Já as importações das economias asiáticas em desenvolvimento subiram 3,5% na comparação mensal. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.