Em meio a uma briga pública entre investidor e investido, a XP Investimentos vai dar um colete aos clientes que fizerem transferência eletrônica disponível (TED) do Itaú Unibanco para contas na corretora. A "promoção" foi postada pelo fundador e CEO da corretora, Guilherme Benchimol, em sua página oficial do Linkedin - canal que ele tem utilizado para se manifestar sobre as divergências.
"É isso mesmo que você leu. Nós vamos presentear os clientes da XP que fizerem uma TED do Itaú pra cá e postarem marcando @xpinvestimentos", escreveu o executivo. Segundo ele, para cada colete presenteado, a XP vai doar também um cobertor para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de organizações não governamentais (ONGs).
Trata-se de mais um capítulo da briga entre XP e Itaú, desencadeada por uma propaganda veiculada pelo banco em horário nobre da TV Globo. O comercial do Itaú Personnalité questionava a remuneração dos agentes autônomos de investimento, pilares da estratégia de crescimento da corretora, sugerindo que poderia haver conflito entre os interesses dos profissionais e os dos investidores.
Há pouco, o sócio-diretor da XP Inc e responsável pelas áreas de distribuição e relacionamento com clientes da corretora, Gabriel Leal, disse que o comercial foi um "ato de desespero" do banco, e que se o Itaú não está confortável com o modelo da XP, "deveria repensar sua participação" na corretora. O Itaú é o maior acionista individual da XP, com 46,10% das ações da companhia, embora não seja seu controlador.