coluna

Dan Kawa: Separar o ruído do sinal é a única forma de investir corretamente daqui para a frente

Yahoo tenta ficar mais jovem com compra do Tumblr

Empresa pagou US$ 1,1 bilhão pela ferramenta de blogs, popular entre adolescentes nos EUA

SAN FRANCISCO , / AGÊNCIAS INTERNACIONAIS, O Estado de S.Paulo

20 de maio de 2013 | 02h08

O conselho de administração do Yahoo aprovou ontem a compra de site de blogs Tumblr por US$ 1,1 bilhão. O valor será pago em dinheiro, afirmam fontes de mercado. O conselho se reuniu ontem na sede do Yahoo, em Sunnyvale, na Califórnia, para discutir a transação que foi negociada diretamente pela presidente da gigante da internet, Marissa Mayer.

A expectativa é que a aquisição seja anunciada oficialmente hoje. O Tumblr teria atraído também o interesse do Google e do Facebook, segundo informações do New York Times.

Esta é a maior e mais arriscada aquisição feita desde de Marissa assumiu o comando do Yahoo, em julho de 2012. A executiva, que era um dos principais nomes do rival Google, foi contratada pelo Yahoo com a missão de tirar a empresa da crise ao encontrar novas fontes de receita.

Até a decisão sobre o Tumblr, as compras comandadas por Marissa se resumiam a startups com valor total de US$ 10 milhões. Apesar do início relativamente lento, os investidores têm demonstrado confiança no caminho escolhido pela executiva para o Yahoo: a busca do rejuvenescimento da marca. Desde que Marissa assumiu o comando da companhia, há dez meses, as ações subiram quase 70%.

Mais jovem. A aquisição do Tumblr faz justamente parte da estratégia de Mayer de transformar o Yahoo novamente em uma empresa relevante para o público jovem. A ideia é que o Yahoo - uma das pioneiras da internet - gravite cada vez mais em serviços que possam ser acessados por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O Tumblr é uma ferramenta de blog muito popular entre adolescentes e jovens adultos nos Estados Unidos - justamente o público que o Yahoo tanto busca atingir.

A popularidade do Tumblr, fundado em 2007, baseia-se no grande número de usuários, mas a empresa falhou em desenvolver uma plataforma próspera de arrecadação de recursos com publicidade. No entanto, em seus seis anos de existência, o Tumblr teria arrecadado mais de US$ 100 milhões em investimentos de fundos de venture capital, que apostam em empresas iniciantes.

O grande teste para Marissa Mayer será garantir que o Tumblr não se perca dentro da estrutura complexa do Yahoo. No passado, compras como o Geocities, uma espécie de rede social, e o Flickr, uma popular ferramenta de compartilhamento de fotos, acabaram tendo as atividades encerradas ou simplesmente ficaram negligenciadas na estrutura da companhia.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.