Zona do euro planeja nova ajuda à Grécia, diz agência

AFP afirma que esboço de declaração dos líderes fala em socorro adicional ao país mediterrâneo 

Economia & Negócios,

23 de junho de 2011 | 19h14

Países da zona do euro planejam um novo acordo para ajudar a Grécia no começo de julho, segundo a agência de notícias France Presse, que informa ter tido acesso a um esboço de declaração que os líderes da região farão na sexta-feira, 24. Eles estão reunidos em Bruxelas para tratar do assunto.

Os chefes de governo da zona do euro querem a "’implementação no início de julho’ de um novo plano de ajuda à Grécia", afirma a agência. A reportagem acrescenta, no entanto, que o texto é provisório e que pode ser modificado nas próximas horas.

A AFP afirma que o novo pacote estaria condicionado à aprovação de medidas de austeridade na Grécia. No dia 3 de julho, diz a agência, os ministros das Finanças da zona do euro vão desbloquear uma ajuda imediata a Atenas e preparar um novo pacote de resgate.  

No ano passado, a zona do euro e o Fundo Monetário Internacional (FMI) concordaram em dar uma ajuda de 110 bilhões de euros à Grécia. No entanto, a quinta parcela do pacote ainda não foi liberada. Para ser desbloqueada, o Parlamento grego precisa aprovar um conjunto de medidas de austeridade fiscal, entre elas o corte de 25% da folha de pagamento de servidores públicos, o que equivale ao salário de 150 mil pessoas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.