Zona do euro tem maior superávit comercial para setembro desde 1999

A zona do euro teve um superávit comercial de € 13,1 bilhões em setembro, ante saldo também positivo de € 6,9 bilhões em agosto

Sergio Caldas e Fernando Ladeira, da Agência Estado, Agencia Estado

18 de novembro de 2013 | 08h41

A zona do euro teve um superávit comercial de 13,1 bilhões de euros em setembro, ante saldo também positivo de 6,9 bilhões de euros em agosto e de 8,6 bilhões de euros em setembro do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 18.  

O resultado de setembro é o maior para o mês desde 1999, mas ficou abaixo da expectativa de analistas consultados pela Dow Jones Newswires, que previam superávit de 14 bilhões de euros.

Conta corrente. O superávit em conta corrente da zona do euro caiu em setembro ante agosto, segundo dados do Banco Central Europeu (BCE, na sigla em inglês).

O saldo em conta corrente, uma medida ampla da posição financeira internacional de uma economia, teve um superávit de 13,7 bilhões de euros em setembro, após um superávit de 17,9 bilhões de euros em agosto.

O superávit do bloco no comércio de bens recuou para 13,7 bilhões de euros em setembro, de 14,7 bilhões de euros em agosto, assim como no setor de serviços a conta caiu para 7,6 bilhões de euros, de 8,2 bilhões de euros no mês anterior. O superávit para a renda caiu para 2,5 bilhões de euros em setembro, de 4,8 bilhões de euros em agosto.

O déficit em transações correntes caiu para 10,9 bilhões de euros no nono mês do ano, de 11,4 bilhões de euros em agosto. Os dados são ajustados por efeitos sazonais e levam em consideração o número de dias úteis de cada mês.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.