Bolsa lança novos cursos de capacitação para empresários

Programa é voltado para negócios em pequenas e médias empresas

Malena Oliveira, O Estado de S. Paulo

27 Abril 2015 | 15h11

A BM&FBovespa, por meio de seu Instituto Educacional, lança esta semana novos cursos de curta duração e oficinas para empresários. As opções são voltadas para negócios envolvendo pequenas e médias empresas e se dividem em três linhas: formas de conseguir investimento, gestão de riscos e legislação para o mercado de capitais.

Podem participar das aulas proprietários e executivos de empresas, conselheiros de administração, profissionais de Direito e da área financeira, além de outros interessados em negócios. 

Todas as atividades são presenciais (realizadas na sede da Bolsa, em São Paulo) e não é necessário formação específica. Porém, alguns cursos, como os relacionados a investimento e financiamento, trabalham com noções básicas de Macroeconomia e Matemática Financeira.

O objetivo do programa, diz o superintendente do Instituto Educacional BM&FBovespa, Daniel Pfannemuller, é ampliar a visão sistêmica desse público sobre o mercado de capitais: "O nosso foco é o empresário preocupado com o crescimento de sua companhia e que quer entender e desmistificar conteúdos."

Os cursos, que têm duração entre 12 e 30 horas, são: capital para crescer; hedge e risco para empresas; identificando e gerenciando riscos financeiros na sua empresa; aplicação do gerenciamento de risco financeiro; controles internos e seus aspectos na performance organizacional; e legislação aplicável ao mercado de capitais.

As oficinas, que duram entre 2 e 9 horas, são: fontes de captação: instrumentos e securitização; fontes de captação: emissão de títulos de dívida; fontes de captação: buscando novos sócios; oficina porque abrir capital; e imersão em abertura de capital.

O programa se alinha à estratégia da Bolsa para atrair empresas menores. No ano passado, a companhia lançou o Nível 2 do segmento de listagem Bovespa Mais, no qual essas companhias podem se financiar emitindo ações ordinárias (com direito a voto) e preferenciais (dividendos como prioridade).

Interessados podem obter mais informações no site da instituição ou pelo e-mail empresas@bvmf.com.br.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.