PUBLICIDADE

Petrobrás confirma processo de seleção para novo diretor de governança

Conforme antecipado pelo Estadão/Broadcast, a estatal petroleira contratou uma consultoria de headhunter para escolher o substituto de João Elek, cujo mandato termina em 30 de abril

Foto do author Luana Pavani
Foto do author Aline Bronzati
Foto do author Cynthia Decloedt
Foto do author Fernanda Guimarães
Por Luana Pavani , Aline Bronzati (Broadcast), Cynthia Decloedt (Broadcast) e Fernanda Guimarães
Atualização:

A Petrobrás abriu processo de seleção para o posto dediretor executivo de Governança e Conformidade, como antecipou a Coluna do Broadcast. O mandato de João Adalberto Elek Junior se encerra em 30 de abril.

Conforme comunicado ao mercado há pouco, a Petrobrás explica que de acordo com as regras de governança, o executivo deverá ser eleito pelo conselho de administração com base em lista tríplice de profissionais brasileiros pré-selecionados por meio de consultoria independente especializada. Ontem, a Coluna do Broadcast informava que a empresa contratada foi a Korn Ferry.

O estatuto da Petrobrás obriga a contratação de empresa independente para seleção de candidatos Foto: Marcos Arcoverde/Estadão

PUBLICIDADE

Nesse cargo, são permitidas no máximo três reeleições consecutivas, desde que o diretor participe do novo processo de seleção, diz a Petrobrás.

"A escolha do executivo passará por análises de integridade, de capacitação técnica e de gestão, antes de ser aprovada pelo Conselho de Administração", conclui a nota.

No ano passado, Elek chegou a ser afastado do cargo após denúncia de conflito de interesses, mas foi reconduzido por decisão do conselho depois de a Comissão de Ética Pública da Presidência da República ter analisado o caso como improcedente. No fim de 2015, o executivo contratou, sem licitação, pelo valor de R$ 25 milhões, a consultoria Deloitte para prestar serviços para a Petrobrás. Em paralelo, porém, sua filha disputava uma vaga de trabalho na mesma empresa.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.