24 de fevereiro de 2015 | 17h18
WASHINGTON - A presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, disse que a atual estrutura organizacional da instituição, incluindo suas 12 regionais, é adequada.
Políticos em Washington estão pressionando pela aprovação de projetos de lei que afetam o Fed de várias maneiras. Um dos pontos debatidos é o que permitiria ao Escritório Geral de Contabilidade auditar as decisões de política monetária do banco central. Outra exigiria que o presidente Fed de Nova York fosse nomeado pelo presidente dos Estados Unidos e sujeito a confirmação do Senado. O presidente do Fed de Dallas, Richard Fisher, propôs limitar o poder do Fed de Nova York em diversas maneiras.
Yellen disse que o papel especial do Fed de New York é justificado pela particular especialidade e proximidade do banco com o centro financeiro do país.
"Eu acho que a estrutura do Fed funciona bem, não recomendo mudanças", disse ao Comitê Bancário do Senado.
Ainda assim, Yellen disse que o Fed é uma criação do Congresso e acataria qualquer alteração em sua governança decidida pelos legisladores. / Fonte: Dow Jones Newswires
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.