Confiança da indústria cai 0,8% em novembro, mostra prévia

Segundo a FGV, dados preliminares sinalizam menor satisfação do setor no mês, mas indicam otimismo para os próximos meses

Fernanda Nunes, da Agência Estado,

22 de novembro de 2012 | 08h35

RIO - O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da Sondagem da Indústria de novembro recuou 0,8% em relação ao resultado de outubro, atingindo 105,1 pontos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Após três meses de alta, o resultado atual convergiria o ICI à média histórica dos últimos 60 meses, informou a fundação.

A prévia de novembro mostra que o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,6%, atingindo 106,2 pontos. Enquanto o Índice de Expectativas (IE) caiu 1,1%, para 104 pontos. "Os dados preliminares de novembro sinalizam uma ligeira redução do grau de satisfação em relação ao momento presente e do otimismo em relação aos próximos meses", destacou a FGV, em nota oficial.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da indústria ficou em 84,0% em novembro, ante 84,2% em outubro. A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria abrange a consulta a 806 empresas entre os dias 01 e 20 deste mês. O resultado final da pesquisa para novembro será divulgado no próximo dia 27.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.