Siderúrgicas japonesas fecham acordo alternativo para minério

Segundo o jornal 'Financial Times', acordo provisório com mineradoras internacionais prevê substituição do sistema de preços atual

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

22 de março de 2010 | 13h41

As mineradoras internacionais e as siderúrgicas japonesas chegaram a um acordo provisório para substituir o sistema de preços de minério de ferro - que é baseado em contratos e negociações anuais - por contratos de curto prazo relacionados ao mercado à vista (spot), reportou o Financial Times em sua página na Internet, citando um alto executivo envolvido nas negociações que não foi identificado. Segundo o FT, o anúncio de tal acordo deve acontecer em semanas.

 

"Há um entendimento de ambos os lados para adotar o sistema de preços trimestral. A negociação não é mais sobre os contratos anuais", afirmou o executivo, segundo o jornal.

 

No entanto, as mineradoras e as siderúrgicas ainda precisam remover alguns obstáculos, destacou o executivo. De acordo com o jornal, nenhuma das siderúrgicas japonesas foi contatada para comentar a negociação.

 

"Nós estamos falando de semanas, não meses", antes que um acordo seja anunciado, afirmou o executivo, segundo o Financial Times. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.