Divulgação
Divulgação

Ações da Vale sobem 6% com anúncio de novo acordo de acionistas

Para analistas, acordo deve melhorar a governança da mineradora e aumentar sua participação no principal índice de ações do mercado brasileiro

Beth Moreira, O Estado de S.Paulo

20 de fevereiro de 2017 | 19h08

As ações da Vale tiveram forte alta no pregão desta segunda-feira, 20, com o anúncio de um novo acordo de acionistas, que entra em vigor em 10 de maio. A celebração entre Litel Participações, Litela, Bradespar, Mitsui & Co e BNDESPar prevê proposta para listagem da Vale no Novo Mercado da BM&FBovespa e transformá-la em sociedade sem controle definido, além de regras de voto e direito de preferência.

O novo acordo agradou ao mercado e garantiu também um rali para as ações preferenciais da Bradespar, importante acionista da mineradora. Assim, Bradespar PN encerrou o dia com ganhos de 16,62%, cotada a R$ 26,59, no topo da lista de maiores altas do Ibovespa. Os papéis da Vale apareceram na sequência, com alta de 6,93% na ON e de 6,17% na PNA. 

O acordo de acionistas traz benefícios no curto e longo prazos, segundo profissionais de mercado consultados pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. 

De início, a participação das ações da mineradora no Ibovespa tende a aumentar, na medida em que o mercado dá boas-vindas às mudanças e ocorre a valorização das ações. 

Mais para frente, o aprimoramento das práticas de governança corporativa melhora a imagem da companhia ao investidor estrangeiro, reduzindo, assim, o múltiplo com pares internacionais e o custo de capital.

O Itaú BBA reiterou hoje a recomendação outperform (desempenho acima da média do mercado) para as ações da Vale, após anúncio de novo acordo de acionistas, destacando que a empresa é top pick entre seu universo de cobertura. "A proposta é positiva, pois melhora a governança corporativa da Vale e deve conduzir à unificação de classes de ações, à listagem no Novo Mercado e à transformação da Vale em uma empresa com controle difuso", destaca o braço de investimentos do banco.

 

Tudo o que sabemos sobre:
ValeBradesparBroadcast

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.