PUBLICIDADE

Ações do setor de educação disparam na Bolsa na expectativa de mudanças no Fies

Kroton e Estácio fecharam em alta de mais de 10% e ajudaram a Bovespa a subir 2,68% no dia

Por Beth Moreira
Atualização:

Texto atualizado às 18h27

A expectativa de anúncio de mudanças nos critérios de concessão de benefícios do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) impulsionaram as ações do setor de educação nesta quinta-feira, 12. Kroton ON e Estácio ON foram destaque de alta da sessão, subindo 14,48% e 10,62%, respectivamente. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em alta de 2,68%, aos 49.532 pontos.

Mudanças nos critérios do benefício já tinham sido anunciadas pelo ministro Cid Gomes Foto: Bebo Barata/Estadão

PUBLICIDADE

O ministro da Educação, Cid Gomes, disse diversas vezes que o governo iria anunciar em breve mudanças nos critérios de concessão de benefícios do Fies. De acordo com o ministro, novos critérios serão criados para que o financiamento seja liberado para cursos de qualidade e estratégicos para o País.

Para o BTG Pactual, a expectativa é grande com o possível anúncio. O banco avalia que a definição das regras do programa devem retirar parte da incerteza que paira o mercado. "Embora improvável, não estamos descartando novas alterações no curto prazo", afirma a instituição. O banco avalia ainda que as empresas parecem mais confiantes em um resultado positivo.

Ontem o ministro afirmou que o governo está fundando um processo de negociação com empresas que ofertam cursos. Segundo Cid, o novo balizador não vai prejudicar as matrículas de quem já participa do Fies. Mais cedo, ele declarou que “se alguém reajustar sua mensalidade acima da inflação, tem de ser justificado”. Entre as novas regras a serem anunciadas para novas contratações está a nota do curso ou da instituição.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.