AIE eleva projeção de demanda para 2014 e petróleo sobe

Relatório da Agência Internacional de Energia traz projeção de 70 mil barris por dia a demanda mundial por petróleo no próximo ano

Agencia Estado

12 de setembro de 2013 | 08h01

Os preços do brent sobem em Londres, interrompendo três sessões de perdas, após a Agência Internacional de Energia (AIE) apresentar uma perspectiva mais animadora para a demanda por petróleo. Na Nymex, os futuros da commodity também operam em alta.

Em relatório mensal publicado nesta quinta-feira, 12, a AIE elevou sua projeção para a demanda mundial por petróleo em 2014 em 70 mil barris por dia (bpd), com o argumento de que "o cenário macroeconômico continua melhorando". Isso significa que a necessidade global de petróleo no ano que vem vai crescer 1,1 milhão de bpd, ou 1,2%, para 92 milhões de bpd.

Por outro lado, diminuíram os riscos de uma intervenção militar dos Estados Unidos na Síria, um dos fatores que na semana passada ajudaram a sustentar o petróleo. "No momento...o mercado está apostando numa solução pacífica e o quadro provavelmente ficará mais claro hoje, depois que o Secretário de Estado (dos EUA), John Kerry, se reunir com sua contraparte russa em Genebra", comentaram analistas da corretora PVM. Além disso, os últimos dados sugerem que a oferta global de petróleo continua abundante.

A produção semanal de petróleo dos EUA está em seu maior nível desde 1989, a 7,75 milhões de barris, lembraram analistas da DNB, embora tenham feito a ressalva de que o número mensal daria uma dimensão mais precisa do desempenho norte-americano. Na plataforma eletrônica ICE, em Londres, o brent para outubro subia 0,74% às 7h52 (de Brasília), a US$ 112,33 por barril. Já o contrato para o mesmo mês negociado na Nymex avançava 0,95%, a US$ 108,58 por barril. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
petróleoAIEdemanda

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.