Alibaba comemora feriado chinês com megaliquidação

Alibaba comemora feriado chinês com megaliquidação

Brasileiro participa pela primeira vez da ‘Black Friday’ chinesa e encontra descontos de até 93%

Mateus Luiz de Souza, especial para o Estado, O Estado de S. Paulo

11 de novembro de 2014 | 08h50

Mais de um milhão de itens estão em oferta no comércio online na China nesta terça-feira, 11. O feriado em que é comemorado o Dia do Solteiro no país também marca a "Black Friday Chinesa", o maior festival de compras online do mundo. Milhares de produtos estão em oferta na internet com descontos que podem chegar a mais de 90%.

O “11.11 Shopping Festival” trata-se de uma megaliquidação anual que ocorre durante  24 horas e é promovida pela gigante do comércio eletrônico Alibaba, cujo IPO (oferta pública inicial de ações) bateu o recorde de US$ 25 bilhões em setembro. O saldão começou às 6h da manhã desta terça e vai até às 6h da manhã de quarta-feira, 12.

Neste ano, a rede expandiu o festival para mais de 200 países. Será a primeira vez que os consumidores brasileiros poderão participar da promoção - junto com a Rússia, o Brasil figura entre os grandes clientes do Alibaba. Fornecedores montaram operação especiail para atender à demanda.

O AliExpress, site de compras do grupo, criou uma seção exclusiva de ofertas para o Brasil. É possível obter descontos em eletrônicos, sapatos e bolsas, joias e relógios, acessórios em geral, entre outros. Alguns itens, como uma blusa sem ombros de mangas compridas, chegam a ter preço 93% menor: de US$ 47,90 por US$ 3,59. A rede ainda selecionou promoções para o ano novo em roupas femininas, masculinas e infantil. Conheça todos os produtos em liquidação aqui. 

Os internautas do Brasil estão visitando com mais frequência sites de comércio eletrônico de outros países, principalmente os da China, segundo levantamento do Ibope Nielsen. Em setembro deste ano, 11,7 milhões de brasileiros navegaram em sites estrangeiros de vendas eletrônicas, número 49% maior do que o observado no mesmo mês de 2013. 

Em 2013, a liquidação chinesa registrou vendas de mais de US$5,75 bilhões, nos sites Taobao Marketplace e Tmall.com, do Grupo Alibaba. A empresa tem 190 milhões de usuários ativos via celular em seus sistema de pagamentos online e realiza cerca de 45 milhões de transações diárias.  

Especialistas alertam, no entanto, para alguns cuidados que é preciso ter nesse tipo de compra. O tempo de entrega do produto chega a levar meses. Também não é possível saber com precisão o tamanho das peças.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.