Analistas buscam papéis que ainda ofereçam potencial de alta

Carteira de ativos está relacionada principalmente á recuperação do mercado doméstico

Karin Sato, O Estado de S.Paulo

03 Fevereiro 2018 | 05h00

Depois do rali da bolsa nos últimos meses, os analistas procuram ações que ainda possam oferecer potencial de ganhos, em sua maioria relacionadas à recuperação do mercado doméstico. 

O Bradesco incluiu a construtora Tenda e a empresa de shopping centers BRMalls em sua carteira. Sobre a Tenda, a equipe de análise explicou que a ação confere maior potencial de valorização, na comparação com outros papéis do setor imobiliário.

A Planner recomendou a companhia do setor de educação Kroton. Os analistas da corretora acreditam que a queda da ação abriu uma boa oportunidade de compra. “O desempenho nos nove primeiros meses de 2017 mostrou que, mesmo com um cenário ainda desafiador, a empresa conseguiu sustentar bons resultados... A ação da Kroton encerrou janeiro, cotada a R$ 16,25 acumulando queda de 11,7%. O preço justo do papel é de R$ 20,0, o que significa uma valorização potencial de 23,1%”, explica o analista Mário Roberto Mariante.

O BB Investimentos indicou Petrobras, citando, entre os fatores para a recomendação, que a recente elevação no preço do petróleo deve afetar positivamente os resultados da estatal. Incluiu ainda no portfólio Usiminas e Via Varejo. A respeito da siderúrgica, dizem os analistas do banco que, com a retomada da economia brasileira, o consumo aparente de aço tende a melhorar. A expectativa é ainda de bons resultados da Usiminas referentes ao quarto trimestre do ano passado, que serão anunciados na próxima semana.

Já a Via Varejo deve ser beneficiada pela progressiva melhora da confiança do consumidor e do mercado de trabalho, que vem se traduzindo em alta nas vendas, diz relatório do BB Investimentos.

A XP recomendou Randon. “Os números mais recentes da empresa nos levam a acreditar que o balanço do último trimestre de 2017, ainda a ser publicado, foi bastante forte. Em novembro, a receita líquida apresentou expansão de 36,5% em relação ao mesmo mês de 2016, influenciada pela retomada da demanda e expansão de venda de caminhões no País”, justifica a equipe da corretora. 

Os analistas da XP lembraram ainda que quase 90% das receitas da Randon são relacionadas ao mercado interno. Assim, a retomada da produção industrial local e a expectativa positiva para a safra agrícola são sinalizações de que os resultados da companhia devem seguir fortes. 

A Energisa foi a escolha do time do Santander. “Em meados de dezembro, revisamos nossas expectativas para a Energisa, colocando-a como nossa preferência dentro do setor de energia elétrica em 2018”, diz relatório do banco. 

A expectativa é que o bom momento das ações da companhia se mantenha com a retomada do volume de energia consumida, a contínua entrega de melhoras na gestão de custos, as novas oportunidades de fusões & aquisições e o patamar de preço atrativo.

Por fim, a Guide incluiu a empresa do ramo de seguros IRB Brasil Re na carteira. Além da perspectiva de resultados melhores no quarto trimestre, os analistas destacaram como pontos positivos a sólida estrutura acionária, a posição dominante no mercado de resseguros brasileiros, o forte desempenho no mercado de seguros nos últimos anos, e níveis confortáveis de liquidez e alavancagem financeira.

Mais conteúdo sobre:
Mercado Financeiro

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.