Balanços e dados econômicos amparam ganhos em Wall Street

Índice Dow Jones avançou 0,39%; Nasdaq subiu 0,55%; e Standard&Poor's 500 teve valorização de 0,42%

Reuters,

17 de fevereiro de 2010 | 19h56

Resultados melhores que o esperado de empresas e dados econômicos positivos elevaram os índices do mercado de ações norte-americano nesta quarta-feira, 17, alimentando expectativas de que a recuperação econômica irá impulsionar os lucros das companhias.

 

A Deere&Co, maior fabricante de equipamentos agrícolas no mundo, liderou a alta nos mercados após divulgar resultados acima das expectativas e elevar suas projeções para 2010. As ações da empresa avançaram 5% na sessão, para US$ 56,48.

 

A perspectiva otimista sobre a economia foi sustentada por dados mostrando que o início de construção de moradias atingiu o pico em seis meses e que a produção industrial avançou em janeiro nos Estados Unidos.

 

"Tivemos bons números sobre o setor imobiliário e o mercado no geral, voltamos aos negócios de sempre: lucros", disse o diretor de operadores da Kabrik Trading, Alan Valdes.

 

Os resultados seguem uma tendência otimista para os lucros corporativos do quarto trimestre nos EUA, com mais de 70% das empresas listadas no Standard&Poor's 500, até agora, superando estimativas, segundo dados da Thomson Reuters.

 

O setor de saúde esteve entre os que mais registraram ganhos nesta quarta-feira, com os papéis de planos de saúde se recuperando das recentes quedas.

 

O índice do setor da Morgan Stanley, que registrou baixas em seis das últimas sete semanas, saltou 1,9%, sua maior alta diária desde meados de janeiro. As ações da WellPoint subiram 2,1%, enquanto a Aetna avançou 3%.

 

No fechamento desta quarta-feira, o índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,39%, para 10.309 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,55%, para 2.226 pontos. O índice Standard&Poor's 500 teve valorização de 0,42%, para 1.099 pontos.

 

(Por Rodrigo Campos)

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.