BC aumenta taxa de juros em 0,25 ponto para 12% ao ano

Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) avaliou que ajuste monetário por período prolongado é mais adequado

Fábio Graner,

20 de abril de 2011 | 20h10

BRASÍLIA - O Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira, 20, elevar em 0,25 ponto porcentual a taxa Selic, para 12% ao ano, mas a decisão não foi unânime. Segundo o Banco Central, cinco integrantes do Copom votaram pela alta de 0,25 pp e dois pela alta de 0,50pp.

De acordo com o texto do comunicado, mais longo que o usual, o BC considerou em sua decisão o balanço de riscos para a inflação, o ritmo ainda incerto de moderação da atividade doméstica, bem como a complexidade que envolve o ambiente internacional. "O Comitê entende que, neste momento, a implementação de ajustes das condições monetários por um período suficientemente prolongado é a estratégia mais adequada para garantir a convergência da inflação para a meta em 2012", diz o texto.

Com a decisão, a Selic continuará no seu nível mais alto desde o período de 22/1 a 11/3 de 2009, quando o juro básico vigente foi de 12,75% ao ano.

Tudo o que sabemos sobre:
CopomjurosBCinflaçãoexterior

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.