BM&FBovespa detalha nova metodologia para o Ibovespa

A BM&FBovespa divulgou, na noite desta quarta-feira, 11, um documento sobre os aprimoramentos na metodologia do Ibovespa, principal indicador de referência do mercado acionário brasileiro. As mudanças serão implantadas em etapas. A carteira do índice em vigência de janeiro a abril de 2014 será obtida pela média das ponderações definidas com base na metodologia anterior e na nova. Apenas em maio de 2014, informou a Bolsa, a ponderação do Ibovespa será feita exclusivamente com a nova metodologia.

GABRIELA FORLIN, Agencia Estado

11 de setembro de 2013 | 22h05

Conforme o comunicado, além de alterações na ponderação para participação de ações no índice, "haverá mudanças nos critérios de inclusão e exclusão da carteira, bem como nos critérios de inclusão e permanência na carteira, em caso de suspensão da negociação do ativo". A nova metodologia contará ainda com a introdução de limite de participação por empresa.

A BM&FBovespa ressaltou que o novo cálculo do índice de negociabilidade (IN) será utilizado na apuração de todos os demais indicadores de ações da Bolsa, cujas metodologias contemplem sua utilização.

Tudo o que sabemos sobre:
BM&FBovespaIbovespa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.