Bolsa de NY fecha em queda pelo 4º dia seguido

O mercado norte-americano de ações fechou em queda pelo quarto dia consecutivo, em reação a sinais de debilidade na recuperação da economia, agravamento do impasse político em torno da questão da dívida dos EUA e informes de resultados de empresas. Nos últimos quatro pregões, o índice Dow Jones perdeu 421,86 pontos; ele poderá ter nesta semana sua maior queda em termos porcentuais desde agosto de 2010.

RENATO MARTINS, Agencia Estado

28 de julho de 2011 | 10h18

O pessimismo quanto ao impasse sobre a dívida dos EUA cresceu depois de o Escritório de Orçamento do Congresso (CBO) divulgar relatório dizendo que os projetos do Partido Republicano na Câmara e do Partido Democrata no Senado não reduziriam o déficit do governo tanto quanto prometem.

"Os políticos parecem mais afastados uns dos outros do que há alguns dias, mas estamos cada vez mais perto do ponto em que o governo atingirá seu limite de endividamento. Os investidores estão buscando ''cash''. Os políticos realmente estão levando as coisas para o limiar da dor, no qual o pequeno investidor conclui que as coisas já passaram do limite", comentou David Waddell, presidente e estrategista da Waddell & Associates.

Para o estrategista Douglas Cliggott, do Crédit Suisse, "a verdade é que aquele triângulo formado pela Câmara, pelo Senado e pelo governo não parece capaz de chegar a um acordo que trate, de maneira significativa, dos problemas fiscais que temos aqui nos EUA. Isso puxa a probabilidade de um rebaixamento do rating dos EUA para bem acima de 50%, infelizmente".

O mercado também reagiu negativamente ao indicador de encomendas de bens duráveis em junho, mais fraco do que se previa; a divulgação do Livro Bege do Fed, no meio da tarde, foi acompanhada por uma aceleração nas baixas dos principais índices do mercado; o documento disse que oito dos 12 distritos do Fed relataram desaceleração na atividade econômica nas últimas semanas.

As ações do setor de tecnologia estavam entre as que mais caíram, depois da divulgação do informe de resultados da Juniper Networks (Juniper -20,89%, Cisco Systems -3,68%, Research in Motion -6,13%, Microsoft -2,67%, Intel -1,59%). As da Amazon.com subiram 3,89%, em reação a seu informe de resultados.

Entre as componentes do Dow Jones, as ações da Boeing, que divulgou resultados, subiram 0,67%; as ações de indústrias cujo desempenho tende a acompanhar o da economia estavam entre as que mais caíram (United Technologies -2,83%, Alcoa -3,55%, Caterpillar -3,67%, DuPont -2,63%).

O índice Dow Jones fechou em queda de 198,75 pontos (-1,59%), em 12.302,55 pontos. O Nasdaq fechou em queda de 75,17 pontos (-2,65%), em 2.764,79 pontos. O S&P-500 fechou em queda de 27,05 pontos (-2,03%), em 1.304,89 pontos. O NYSE Composite fechou em queda de 178,46 pontos (2,14%), em 8.153,21 pontos. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.