Bolsa de Tóquio fecha em alta com valorização do dólar

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira, após o dólar manter seu forte desempenho ante o iene em reação ao discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen.

Estadão Conteúdo

25 de agosto de 2014 | 07h41

O índice Nikkei, das ações mais negociadas na capital japonesa, subiu 0,48%, encerrando o dia a 15.613,25 pontos, após recuar 0,3% no pregão anterior. O volume, porém, foi o terceiro menor do ano, com apenas 1,56 bilhões de ações negociadas.

Na sexta-feira, Yellen disse durante o simpósio anual de Jackson Hole, no Estado norte-americano de Wyoming, que a continuidade do avanço visto no mercado de trabalho dos EUA pode levar à antecipação da alta nas taxas de juros, mas não deu indicação de uma postura mais agressiva imediata na política monetária.

"Yellen foi muito cautelosa e neutra no sentido de não direcionar o Fed para nenhum lado no que diz respeito a postura prevalecente da política", comentou Yutaka Miura, analista técnico sênior da Mizuho Securities. "A tendência subjacente de fraqueza do iene continua intacta."

Entre os destaques da sessão, estiveram a Fast Retailing (+1,4%) e grandes exportadores do setor tecnológico, como Tokyo Electron (+0,8%), TDK (+1,5%) e Casio Computer (+3,9%), todos favorecidos pelo câmbio.

Por outro lado, a Chugai Pharmaceutical despencou 9,2% após a Bloomberg noticiar que a Roche decidiu não fazer uma oferta pela fatia de 40% que ainda não possui no grupo farmacêutico japonês. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.