Bolsa de Tóquio fecha em alta de 0,2%

Ganho foi impulsionado pela fraqueza do iene frente ao euro e alta dos papéis de exportadoras

André del Caro Lachini, Agencia Estado

26 de novembro de 2012 | 05h38

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou nesta segunda-feira com um ganho modesto, impulsionada pela fraqueza do iene frente ao euro e também pela alta dos papéis de empresas exportadoras como TDK, Honda e Canon. A realização de lucros, no final do pregão, levou embora parte da alta intraday. O Nikkei fechou com um ganho 22,14 pontos (0,2%) aos 9.388,94 pontos, após um ganho de 1,6% na quinta-feira passada. Os mercados ficaram fechados na sexta-feira porque foi feriado no Japão.

O volume de transações foi robusto, com 2,1 bilhões de ações negociadas e superando a marca de 2 bilhões pela segunda vez nas últimas cinco sessões. O índice Topix da Bolsa de Tóquio também subiu 3,07 pontos (0,4%) para 779,50 pontos, com 24 dos 33 subíndices finalizando em território positivo.

"As ações das empresas japonesas naturalmente se beneficiaram da fraqueza do iene, bem como das expectativas de que os bancos centrais tomem mais medidas de estímulo à economia", disse Yoshihiro Okumura, diretor geral da corretora Chibagin Asset Management. "Enquanto os níveis cambiais permanecerem favoráveis, os preços das ações continuarão ter um apoio no mercado".

As ações das empresas de tecnologia e exportadoras tiveram ganhos, impulsionadas pelo euro mais forte e por ganhos dos papéis das empresas de tecnologia nos EUA na semana passada. Os papéis da TDK avançaram 2,4%, enquanto da Canon tiveram alta de 0,2%. As ações da montadoras Toyota e Honda subiram 1,7% e 0,6%, respectivamente. As informações são da Dow Jones

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.