Bolsa de Tóquio fecha em baixa com realização de lucros

Índice Nikkei encerra sexta com queda de 0,2%, mas com ganhos de 2,3% na semana, acumulando 10,1% em setembro até agora

AE, Agencia Estado

20 de setembro de 2013 | 05h41

As ações na Bolsa de Tóquio fecharam em queda nesta sexta-feira, com realização de lucros antes do fim de semana prolongado. Além disso, o dólar não conseguiu manter seus ganhos iniciais e recuou durante a sessão, prejudicando as ações. Os mercados financeiros do Japão não devem abrir na segunda-feira devido a um feriado.

O índice Nikkei perdeu 23,76 pontos, ou 0,2%, e encerrou o pregão aos 14.742,42 pontos, após a alta de 1,8% no dia anterior. Na semana, o índice Nikkei subiu 2,3%, colocando seus ganhos em setembro em 10,1% até agora.

Em setembro, o índice caminha para superar o seu melhor resultado mensal desde abril, quando registrou um avanço de 11,8%. Além disso, o índice deverá entrar novamente em "mercado de alta" se fechar em ou acima de 14.934,46 pontos.

Os níveis de participação ficaram basicamente em linha com sessões recentes, registrando um volume total de 3,4 bilhões de ações. O volume de negócios superou a marca de 3 bilhões de ações nos últimos sete dias seguidos.

"Com a acentuada alta das ações em apenas dois dias, uma medida de realização de lucros já deveria acontecer", disse o conselheiro de mercado Kenichi Hirano, da Tachibana Securities. Ele também notou uma certa quantidade de ansiedade sobre as eleições federais alemãs no domingo.

Entre outros eventos importantes no Japão, as futuras decisões sobre a elevação do imposto sobre vendas e a redução do imposto corporativo, além dos resultados das empresas no segundo trimestre, podem influenciar o mercado. Já no exterior, as tensões sobre a Síria, as disputas nos EUA sobre o teto da dívida e o futuro da política monetária norte-americana também devem pesar sobre os pregões.

Nesta sexta-feira, o dólar também influenciou as ações. Depois de se recuperar por volta de 99,40 ienes no início da sessão, a moeda norte-americana teve dificuldades de manter seus ganhos e passou a cair, registrando 99,25 ienes por volta do horário de fechamento da Bolsa de Tóquio.

Uma realização de lucros puxou grande parte dos pesos pesados para baixo. A Fanuc cedeu 1,2% e a Kyocera perdeu 1,4%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoBolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.