Bolsa de Tóquio ganha 0,1% com ações de chips

A Bolsa de Tóquio iniciou a semana em ligeira alta. Nesta segunda-feira, o índice sustentou a marca dos 10 mil pontos, se beneficiando do bom momento do iene e encorajando as apostas em ações de exportadoras relacionadas com chips, como Tokyo Electron e Shin-Etsu Chemical.

DOW JONES, Agencia Estado

26 de março de 2012 | 07h01

O Nikkei ganhou apenas 6,77 pontos, ou 0,1%, e terminou aos 10.018,24 pontos, após queda de 1,1% na sessão de sexta-feira - foi a oitava vez seguida que o índice fechou acima do importante nível psicológico dos 10 mil pontos. Já o volume de negociações foi fraco, com 1,8 bilhão de ações.

O mercado acionário abriu em elevação, apesar das preocupações sobre uma desaceleração econômica na China. O Nikkei permaneceu acima do ponto de equilíbrio durante toda a sessão.

"Há muitos investidores que querem comprar (ações) durante os mergulhos", disse Hideyuki Ishiguro, supervisor de estratégia de investimento da Okasan Securities. Muitos jogadores do mercado japonês estão andando de lado à espera do encerramento do ano fiscal, que acaba esta semana.

"Não mudou muito na economia dos EUA", disse Yoshihiro Okumura, gerente geral de pesquisa da Chibagin Asset Management. "Assim, o foco estará nas economias emergentes, incluindo a China - como, por exemplo, a alta nos preços do petróleo irá afetá-los."

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasTóquio

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.