Bolsa de Tóquio recua seguindo desvalorização do dólar

A bolsa de Tóquio recuou nesta sexta-feira reagindo aos pregões anteriores na Europa e nos Estados Unidos e a queda do dólar. O índice Nikkei desvalorizou 0,88%, a 16.229,86 pontos. Na semana, as ações acumulam perda de 0,6%.

Estadão Conteúdo

26 de setembro de 2014 | 05h50

"O Japão nunca fica imune aos movimentos das bolsas globais, que, pelo menos neste momento, foram abruptamente capturadas por um viés de baixa", avaliou o gestor do Shinkin Asset Management, Naoki Fujiwara. Na quinta-feira, a bolsa japonesa havia atingido o campo positivo no acumulado do ano pela primeira vez. Com o resultado de hoje, no entanto, o índice Nikkei voltou a cair no ano, acumulando perdas de 0,4%.

Durante as sessões na Ásia, a moeda norte-americana recuou para 109,2 ienes, de 109,16 ienes no fim da tarde da quinta-feira em Nova York. A desvalorização da divisa dos EUA prejudica os exportadores japoneses. "O dólar continua relativamente forte, no entanto, e as expectativas com o aumento da exposição dos fundos de pensão ao risco devem manter as esperanças altas", disse Fujiwara.

Entre os papéis de destaque na sessão, as montadoras foram as mais afetadas com o recuo do dólar, com a Honda Motor e a Toyota Motor perdendo 1,9% e 1,5%, respectivamente. No setor financeiro, a Nomura Holdings caiu 1,9% e a Daiwa Securities Group desvalorizou 2,3%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
JapãoÁsia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.