Bolsa de Tóquio sobe 0,4% com balanço da Fanuc

Índice Nikkei 225 subiu 0,4%, e fechou aos 11.212,66 pontos, depois de abrir em baixa moderada

Hélio Barboza, da, Agência Estado

27 de abril de 2010 | 06h48

A Bolsa de Tóquio fechou em alta depois que os fortes resultados e previsões divulgados pela fabricante de maquinário para automação industrial Fanuc ajudaram o Nikkei a superar a realização de lucros que se seguiu à aceleração do índice na segunda-feira. O índice Nikkei 225 subiu 46,87 pontos, ou 0,4%, e fechou aos 11.212,66 pontos, depois de abrir em baixa moderada.

"A realização de lucros pesou, mas os investidores também estão procurando sinais positivos", disse a analista Yumi Nishimura, da corretora Daiwa Securities. Ela observou que o sentimento geral permanece otimista, graças aos balanços corporativos que mostram uma recuperação puxada pela demanda, ao invés de uma lucratividade baseada em corte de custos.

A atual temporada de balanços chegou ao pico no final da tarde de segunda-feira, quando as líderes de seus respectivos setores Canon e Hitachi Construction Machinery (HCM) informaram seus resultados, depois do fechamento da Bolsa. Nesta terça-feira saíram também os balanços da Mitsui O.S.K. Lines e da Nippon Yusen, empresas observadas de perto no setor de transporte marítimo.

O mercado virou no meio da tarde com o sólido lucro divulgado pela Fanuc, levando o Nikkei decididamente para o território positivo. Mais importante do que o resultado foi a elevação de suas projeções: a companhia disse que agora espera um lucro líquido de 37,51 bilhões de ienes (US$ 399,782 milhões) neste ano fiscal, contra uma previsão anterior de 33,60 bilhões de ienes. As informações são da Dow Jones

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasTóquio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.