Bolsa de Tóquio sobe à espera de novo ano fiscal

A Bolsa de Tóquio encerrou o pregão desta sexta-feira em terreno positivo, sustentada pelo apetite ao risco dos investidores determinado pelas expectativas em relação ao novo ano fiscal.

AE, Agencia Estado

28 de março de 2014 | 08h38

O índice Nikkei fechou em alta de 0,50%, a 14.696,03 pontos, seguindo ganho de 1,7% no pregão anterior. Na semana, o principal índice acionário da bolsa japonesa acumulou alta de 3,3%, sua melhor semana desde o início de fevereiro. No acumulado do ano, o índice cai 9,8%.

O ano fiscal de 2013 será encerrado nesta segunda-feira. Em 1 de abril, o aumento do imposto sobre vendas sobe para 8%, de 5% atualmente, representando o Primeiro acréscimo desde 1997. Muitos investidores sugerem que o novo imposto vai representar um desafio para a recuperação econômica do Japão, já que provavelmente irá suprimir a demanda do consumidor doméstico.

O índice de preços ao consumidor do Japão de fevereiro - divulgado antes da abertura do pregão - subiu 1,3% e ficou em linha com as expectativas do mercado. Com isso, o indicador não pressionou o investidor.

Entre as ações japonesa, destaque para a Fast Retailing, que subiu 1,9%, e para a Daikin Industries, que avançou 1,7%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
japãobolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.