Bolsa de Tóquio sobe com dólar na máxima em 6 anos

A bolsa de Tóquio subiu pelo terceiro pregão consecutivo nesta quarta-feira com o dólar mantendo o movimento de valorização ante o iene. O índice Nikkei fechou registrando avanço de 0,25%, a 15.788,78.

Estadão Conteúdo

10 de setembro de 2014 | 06h20

Durante a sessão, a moeda norte-americana foi o principal destaque. A divisa ultrapassou a máxima atingida ontem, chegando a 106,52 ienes, maior patamar desde 2008. No fim da sessão, o dólar já havia recuado um pouco, mas permanecia em alta, a 106,47 ienes, ante 106,23 do dia anterior. Em relação ao último mês, a valorização já chega a 4,3%.

O lançamento do iPhone, da Apple, teve pouco efeito sobre a bolsa, segundo os analistas. "Essa alta tem sido quase inteiramente puxada pela moeda", disse o gerente do fundo Shinkin Asset Management Naoki Fujiwara.

Para Yoshihiro Okumura, do Chibagin Asset Management, "os preços parecem um tanto cheios e há muito ceticismo sobre quanto vai durar a valorização dos últimos pregões". A depender das decisões dos bancos centrais dos Estados Unidos e do Japão, no entanto, Okumura diz acreditar que a taxa de câmbio pode atingir 110 ienes até o fim do ano.

Entre os exportadores, principais beneficiados da valorização da moeda norte-americana, as ações da TDK subiram 1,4% e a Honda ganhou 1,0%.

A novo produto da Apple teve efeito misto nas ações das fornecedoras empresa. A Alps Electric subiu 4.1%, enquanto os papéis da Japan Display terminaram em queda de 1.8%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Japãobolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.