Bolsa oscila em leve alta, puxada por Petrobras e Vale

Por volta das 10h56, o Ibovespa subia 0,05%, aos 52.277 pontos, depois de cair 0,34% na pontuação mínima do dia

Fernando Travaglini, da Agência Estado,

11 de novembro de 2013 | 11h13

A Bovespa iniciou a semana oscilando entre ligeiras altas e baixas desde a abertura do pregão desta segunda-feira, 11, no aguardo do início da sessão em Wall Street para tentar definir uma direção para o dia. Ainda assim, a liquidez dos negócios locais deve ser reduzida em função do feriado nos Estados Unidos.

Por volta das 10h56, o Ibovespa subia 0,05%, aos 52.277 pontos, depois de cair 0,34% na pontuação mínima do dia, aos 52.072 pontos, e de subir 0,25%, aos 52.382 pontos, na pontuação máxima até então. Mesmo com o feriado do Dia do Veterano, há negociação nas bolsas dos EUA. Os índices futuros de ações de Nova York operam perto da estabilidade, após os fortes ganhos registrados na sessão anterior.

O viés de alta na Bovespa se deve basicamente à valorização dos papéis de Petrobras e Vale. A mineradora é ajudada por bons indicadores vindos da China, enquanto a estatal tem ligeira alta com a sinalização dada neste fim de semana pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, em entrevista à imprensa, de que o modelo de reajuste dos combustíveis não deve representar uma indexação para a inflação doméstica.

As ações da Light operam em alta nesta segunda-feira, reagindo ao balanço financeiro do terceiro trimestre divulgado pela empresa. Já a Light registrou um aumento de 282,1% no lucro líquido do terceiro trimestre deste ano, em relação a igual período de 2012, totalizando R$ 321,5 milhões, influenciado pelo aporte da CDE, homologado pela Aneel na revisão tarifária periódica, no valor de R$ 303,4 milhões. Sem esse efeito, o crescimento no lucro líquido, em base anual, teria sido de 44,1%. As ações da BB Seguridade registram ganhos nesta segunda-feira, beneficiadas pelo balanço do terceiro trimestre do ano, divulgado mais cedo pela companhia.

Os negócios com ações da OSX estão suspensos a partir desta segunda-feira, no aguardo da confirmação da efetiva entrada em juízo do pedido de recuperação judicial da companhia, segundo informações da BM&FBovespa. Na sexta-feira, 8, a empresa de construção naval do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, informou que seu Conselho de Administração aprovou, em caráter de urgência, o ajuizamento, na Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro, de pedido de recuperação judicial. O pedido deverá ser feito nesta segunda-feira, em conjunto com suas controladas, OSX Construção Naval e OSX Serviços Operacionais.

As ações da Copel operam com queda nesta manhã, influenciadas pelos resultados do terceiro trimestre do ano, reportados pela empresa na sexta-feira. As ações da Vanguarda também operam com queda expressiva nesta manhã, reagindo ao aumento de mais de 280% no prejuízo do terceiro trimestre, anunciado na sexta-feira.

Na sexta-feira, o índice Dow Jones fechou em uma máxima recorde quando o mercado reagiu aos dados do relatório de emprego de outubro, que superaram a expectativa. Já a bolsa brasileira perdeu mais de 3% na semana passada e chegou ao menor nível desde o início de setembro, o que também deve abrir espaço para alguma recuperação.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaPetrobrasVale

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.