Bolsas asiáticas fecham em alta após ganhos em NY

Os mercados de ações da região da Ásia e do Pacífico fecharam em alta nesta quarta-feira, acompanhando os ganhos observados em Wall Street na sessão de terça-feira, quando o índice S&P 500 atingiu uma nova máxima histórica de fechamento.

AE, Agencia Estado

28 de maio de 2014 | 08h12

Os avanços na Ásia e no Pacífico foram registrados apesar da ausência de grandes catalisadores na região. O próximo dado importante é o índice de gerentes de compras (PMI) oficial da China, previsto para o fim de semana. Os investidores analisarão de perto se o resultado do PMI oficial corresponderá a recuperação vista nos números preliminares do indicador do HSBC, publicado na semana passada.

O índice S&P ASX 200, de Sydney, fechou em alta de 0,28%, aos 5.527,20 pontos, com avanço de mineradoras, apesar de um recuo nos preços do minério de ferro na terça-feira. As ações da BHP Billiton, Rio Tinto e Fortescue Metals avançaram 0,26%, 0,31% e 1,30%, respectivamente.

Em Seul, o índice Kospi registrou ganho de 0,97%, aos 2.017,06 pontos. Entre os destaques, as ações da LG Eletronics avançaram 1,85%, após a empresa apresentar o smartphone G3.

A tendência de ganhos também foi observada no mercado de ações da China, com avanços de empresas que fazem produtos de Internet e segurança de computadores. "Os investidores estão fazendo grandes apostas em ações de alta tecnologia, em meio a sinalizações do governo chinês, que está enfatizando a segurança da informação", disse o analista da Hongyuan Securities, Tang Yonggang.

O governo examinará a tecnologia importada de Internet em busca de ameaças à segurança nacional, após a intensificação da tensão entre Washington e Pequim sobre alegações de "hacking". As ações da Inspur Electronic Information Industry subiram ao limite máximo diário, de 10%, enquanto as da Wangsu Science & Technology adicionaram 8,22% e as da Westone Information Industry ganharam 7,23%.

Os fabricantes de sistemas de pagamento eletrônico também avançaram com expectativas de crescimento robusto em finanças online. As ações da Guangzhou Kingteller subiram ao limite máximo diário, de 10%, e as da Tongfang Guoxin Eletronics saltaram 8,73%.

Com isso, o índice Xangai Composto terminou com alta de 0,77%, aos 2050,23 pontos. O índice Shenzhen Composto subiu 1,37%, para 1.063,22 pontos.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng subiu 0,59%, para 23.080,03 pontos, antes do vencimento mensal de contratos futuros, na quinta-feira. Entre os destaques, as ações da Sands China recuaram 2,06% depois de seu maior acionista afirmar que vai ceder mais de 75% da participação que relatou possuir, no final do primeiro trimestre. Com informações da Dow Jones

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.