Bolsas asiáticas fecham em alta com dados dos EUA

Os mercados de ações asiáticos fecharam em alta nesta segunda-feira, com indicadores dos Estados Unidos e expectativas sobre a zona de livre comércio de Xangai.

AE, Agencia Estado

26 de agosto de 2013 | 06h29

O índice Xangai Composto saltou 1,9% para 2.096,47 pontos, visto que o mercado continuou a ser impulsionado pela aprovação de uma zona de livre comércio em Xangai. A medida foi anunciada na semana passada e já havia ajudado algumas empresas.

Com isso, as companhias da cidade permaneceram em alta no pregão: a Shanghai Internacional Port subiu 10% e a Shanghai Lujiazui Finance & Trade Development ganhou 10%. O índice Shenzhen Composto fechou em alta de 1,9%, aos 1.023,59 pontos.

Já o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,7%, para 22.005,32 pontos, com as ações reagindo a relatórios de lucros de algumas das maiores empresas da China. O China Construction Bank fechou em alta de 0,7% depois de informar que seu lucro líquido subiu 13% no primeiro semestre ante o mesmo período do ano passado, devido à receita maior de juros e comissões.

As ações da Sinopec avançaram 1,9% em Hong Kong depois que a empresa registrou um aumento de 24% no lucro líquido do primeiro semestre, com melhores margens de refinaria e redução de perdas no seu negócio do setor químico.

De forma mais ampla, com poucos sinais no mercado asiático nesta segunda-feira, os pregões acompanharam da região os ganhos de Wall Street na sexta-feira. O índice Dow Jones subiu 0,3% depois que as vendas de moradias novas para julho foram muito menores do que o previsto.

O Departamento do Comércio dos EUA informou na sexta-feira que as vendas de moradias novas recuaram 13,4% em julho, na comparação com junho, para a média anualizada de 394 mil unidades, o menor nível em 9 meses. A previsão dos economistas era de uma queda de 1,5% das vendas, para 490 mil unidades.

Os dados dos EUA reduziram as expectativas de que a retirada do estímulo do Federal Reserve é iminente. Nos últimos meses, os mercados têm observado de perto os dados econômicos dos Estados Unidos em busca de sinais sobre se e quando o Fed vai alterar a política monetária.

O índice Kospi, da Coreia do Sul, fechou em alta de 1%, aos 1.887,86 pontos, e o australiano S&P/ASX 200 subiu 0,2%, para 5.135,40 pontos. O índice Taiwan Weighted terminou o pregão em alta de 0,3%, aos 7.894,97 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.