Bolsas asiáticas fecham em alta com otimismo por Fed

As ações no mercado asiático fecharam o dia com ganhos influenciadas por um otimismo renovado de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) poderá manter a política de estímulos à economia por mais tempo.

AE, Agencia Estado

14 de novembro de 2013 | 08h17

O Fed divulgou ontem o texto preparado por Janet Yellen para a audiência no Senado nesta quinta-feira, contendo sugestões de que a autoridade monetária deverá continuar a apoiar a economia dos EUA. O documento mostra que Yellen dirá hoje que o desemprego ainda está elevado, refletindo que o mercado de trabalho e a economia ainda estão longe de seus potenciais.

"Essa declaração sozinha mudou o quadro dos negócios hoje", disse o estrategista da IG, Evan Lucas.

Na China, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,6%, para 2.100,51 pontos, e o Shenzhen Composto subiu 1,5%, a 1.1011,11 pontos. O índice Hang Seng ganhou 0,8% e alcançou 22.635,59 pontos.

Os ganhos também foram vistos nos outros mercados da região. O índice Kospi, na Coreia do Sul, subiu 0,2%, para 1.967,56 pontos, o S&P/ASX 200, da Austrália, ganhou 0,7%, a 5.355,43 pontos, o PSEi, nas Filipinas, ganhou 0,1%, aos 6.327,88 pontos, e o Taiwan Weighted avançou 0,4% e atingiu os 8.134,91 pontos.

As ações da região também se recuperam de perdas após as quedas na véspera, quando os investidores se mostraram decepcionados com o resultado da Terceira Plenária do Partido Comunista. Os líderes políticos da China frustraram as expectativas pelo anúncio de grandes reformas na agenda econômica ao divulgar um comunicado vago.

Hoje as ações de setores defensivos e de setores ligados a cultura e à saúde se destacaram entre as altas de Xangai, uma vez que analistas e investidores acreditam que essas áreas podem receber mais investimentos do governo nos próximos cinco a dez anos. Enquanto isso, as ações de bancos voltaram a recuar e fecharam em baixa.

Na Austrália, o setor financeiro voltou a subir após a realização de lucros na véspera. As ações do ANZ Bank lideraram os ganhos do setor com uma valorização de 1,3%. Fonte: Dow Jones Newswires

Tudo o que sabemos sobre:
Ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.