Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Os mercados de ações da Ásia fecharam em direções divergentes nesta quarta-feira, com realização de lucros na China e em Taiwan. Já em Hong Kong a sessão foi cancelada por causa da aproximação do tufão Utor.

AE, Agencia Estado

14 de agosto de 2013 | 07h13

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou praticamente estável aos 5.157,40 pontos, uma vez que os investidores em Sydney se mostraram mais cautelosos em meio a temporada de resultados corporativos.

O Commonwealth Bank of Australia caiu 1,1% na cidade mais populosa da Austrália mesmo depois de registrar uma alta de 8% no lucro líquido no ano fiscal até junho.

O banco disse que manteve uma visão "conservadora" sobre perspectiva da economia por causa do risco de uma queda ainda maior da demanda chinesa por commodities da Austrália. Alguns investidores também ficaram decepcionados com o dividendo de 2,00 dólares australianos por ação, ainda que o valor seja mais alto do que o dividendo de 1,97 dólar australiano do ano anterior.

As ações na China fecharam em baixa nesta quarta-feira com realização de lucros após registrar ganhos nas últimas duas sessões. O índice Xangai Composto perdeu 0,3% aos 2.100,14 pontos. Já o índice Shenzhen Composto caiu 0,2%, para 1.012,80 pontos.

Em Taipé, o índice Taiwan Weighted também foi prejudicado pela realização de lucros e fechou em baixa de 0,4%, aos 7.951,33 pontos.

O índice Kospi, da Bolsa de Seul, por outro lado, avançou 0,6% e fechou a sessão aos 1.923,91 pontos, estendendo os ganhos pela terceira sessão consecutiva. Os fabricantes de chips, que possuem um grande peso no índice, mostraram uma positiva recuperação com a SK Hynix ganhando 3% e Samsung Electronics subindo 0,8%. Os mercados financeiros coreanos estarão fechados na quinta-feira para o Dia da Libertação.

Nas Filipinas, as ações subiram, impulsionadas por ganhos em Wall Street na terça-feira e relatórios de lucros corporativos. O índice PSEi subiu 1,6%, para 6.656,61 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.