Bolsas asiáticas fecham em direções divergentes

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul não abriu devido a um feriado.

Agência Estado,

15 de agosto de 2013 | 06h44

Os mercados de ações asiáticos fecharam em direções divergentes, movidos principalmente por resultados corporativos. Além disso, as ações de empresas farmacêuticas levaram os índices na China para território negativo, com cautela entre os agentes do mercado sobre investigações de órgãos regulatórios no setor. A Bolsa de Seul não abriu devido a um feriado.

As ações em Hong Kong fecharam estáveis, um dia depois de a sessão ser cancelada por causa da aproximação do tufão Utor. O índice Hang Seng terminou o pregão aos 22.539,25 pontos nesta quinta-feira, com relatórios divergentes de empresas.

Entre os resultados corporativos, os papéis da China Mobile fecharam em alta de 0,2% em Hong Kong, após a empresa anunciar um avanço de 1,5% no lucro do primeiro semestre. Por outro lado, a empresa de tecnologia Tencent Holdings caiu 0,5%, depois de registrar um lucro abaixo das expectativas.

Os papéis na Austrália também foram influenciados por resultados de empresas, levando o índice S&P/ASX 200 a uma leve queda de 0,1%, aos 5.152,4 pontos. A companhia Wesfarmers fechou em território negativo, com queda de 1,6% em Sydney. A Wesfarmers anunciou uma alta de 6% no lucro ano fiscal, contudo os resultados da divisão Target ficaram bem aquém das previsões. Além disso, a empresa AMP subiu 3,5% em Sydney depois de informar que o CEO da companhia, Craig Dunn, deverá deixar o posto no final do ano, por causa dos fracos resultados.

As ações na China fecharam em baixa, lideradas por empresas farmacêuticas, depois da divulgação de informações de que o país investigará as práticas no setor. A Administração para Indústria e Comércio do Estado disse, na quarta-feira, que vai lançar uma investigação de três meses para apurar práticas injustas de concorrência na indústria farmacêutica e outros setores, como os de serviços médicos e educação.

Com isso, Índice Xangai Composto perdeu 0,9%, aos 2.081,88 pontos, e o Índice Shenzhen Composto caiu 1,2%, para 1.001,05 pontos.

Em Taipé, o índice Taiwan Weighted fechou em baixa de 0,8%, aos 7.887,26 pontos. Já nas Filipinas, o índice PSEi caiu 1,1%, para 6.580,71 pontos, arrastado por realização de lucros após os ganhos recentes. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.