Toru Yamanaka/AFP
Toru Yamanaka/AFP

Bolsas asiáticas fecham em queda com crise grega e petróleo

Queda nos preços de petróleo, que prejudicou ações ligadas a commodities e do setor de energia, virou outra fonte de preocupação para investidores

AE, Estadão Conteúdo

30 Dezembro 2014 | 08h34

As bolsas asiáticas fecharam em queda nesta terça-feira, diante de preocupações com a crise política na Grécia e a contínua tendência de desvalorização do petróleo.

A rejeição do Parlamento da Grécia em aceitar o candidato do atual governo à presidência abriu caminho para eleições gerais no país, com possível vitória do partido de oposição Syriza. Após a falta de consenso entre os legisladores, o governo será dissolvido e a Grécia deverá ter novas eleições em 25 de janeiro.

Com isso, o mercado ingressou em novo período de incerteza com o país europeu. Isso porque pesquisas mostram que o partido Syriza - contrário às reformas - lidera as intenções de voto entre os gregos. Os principais nomes desse grupo político falam abertamente em guinada na política econômica e que medidas de austeridade que afetaram duramente a população nos últimos anos ficarão para trás.

Outra fonte de preocupação para os investidores foi a contínua queda nos preços de petróleo, o que prejudicou ações ligadas a commodities e do setor de energia. O índice Hang Seng, de Hong Kong, perdeu 1,14%, aos 23.501,10 pontos, com recuos de mais de 2% nos papéis da PetroChina e CNOOC. O índice australiano S&P/ASX 200, de Sydney, teve queda de 1,04%, aos 5.416,60 pontos, com baixas moderadas nas ações da BHP Billiton e da Rio Tinto. O índice sul-coreano Kospi, de Seul, cedeu 0,64%, aos 1.915,59 pontos.

Na China continental, as ações também encerraram em terreno negativo, tendo em vista que as baixas em papéis de empresas menores contrabalançaram os ganhos no setor bancário. Além disso, a tendência de vendas também reflete uma certa realização de lucros e uma pausa após fortes ganhos impulsionados pelas expectativas de relaxamento monetário no país.

O índice Xangai Composto encerrou o dia com perda de 0,07%, aos 3.165,81 pontos, enquanto o índice Shenzhen Composto perdeu 1,40%, aos 1.398,57 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Mais conteúdo sobre:
ásiabolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.