Bolsas asiáticas fecham em queda com Fed

Os investidores se preparam para redução das políticas de dinheiro fácil do Federal Reserve

20 de agosto de 2013 | 06h33

Os mercados de ações da Ásia fecharam em queda nesta terça-feira, ampliando a onda de vendas global nos mercados financeiros à medida que os investidores se preparam para redução das políticas de dinheiro fácil do Federal Reserve, dos EUA.

A sessão asiática ocorreu depois de um pregão marcado pelo nervosismo em Wall Street na quinta-feira, quando o índice Dow Jones caiu pela quarta sessão seguida e o yield (retorno ao investidor) do título do Tesouro dos EUA de 10 anos subiu para a máxima em dois anos.

Na Austrália, o índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 0,7%, aos 5078,2 pontos. O índice de Sydney sofreu a primeira série de cinco baixas seguidas em quase três meses. Em Taipé, o índice Taiwan Weighted perdeu 0,9%, aos 7832,65 pontos. O índice Kospi, de Seul, encerrou em queda de 1,6%, aos 1.887,85 pontos, marcando o terceiro recuo seguido. Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 2,20%, para 21.970,29 pontos.

Já na China, as blue chips puxaram o mercado para baixo. Segundo o analista Tang Yonggang, da Hongyuan Securities, muitos consideram que a agenda de reforma econômica do governo pode ser um fator que levará à redução de margens de lucros de pesos-pesados tradicionais.

O Índice Xangai Composto encerrou em queda de 0,6%, aos 2.072,59 pontos, e o Índice Shenzhen Composto caiu 0,1%, para 998,84 pontos.

As corretoras estenderam suas perdas para a segunda sessão consecutiva, devido a preocupações sobre um possível enfraquecimento das margens de lucro e restrições às operações em ações. Um dos fatores que despertou estes fatores foi a falha de negociação da Everbright Securities, que resultou em fortes oscilações nas ações chinesas na sexta-feira. A Everbright Securities fechou no limite de baixa após retomar as negociações de suas ações na terça-feira.

A sessão da Bolsa de Manila foi cancelada novamente por causa das fortes chuvas na região. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.