Bolsas asiáticas fecham em terreno negativo

Mercados foram influenciadas pelas quedas em Wall Street, onde o índice Dow Jones perdeu 1,4% na quarta-feira

06 de junho de 2013 | 06h26

Os mercados de ações na Ásia fecharam em terreno negativo, influenciadas pelas quedas em Wall Street, onde o índice Dow Jones perdeu 1,4% na quarta-feira, depois que dados do mercado de trabalho norte-americano não corresponderam às expectativas.

O pregão na Coreia do Sul não abriu nesta quinta-feira por causa de um feriado

Nos Estados Unidos, de acordo com um relatório divulgado ontem, o setor privado criou 135 mil empregos em maio, abaixo da previsão de 170 mil novas vagas. Além disso, o resultado de abril foi revisado para criação de 113 mil postos de trabalho, em vez de 119 mil como informado antes.

Os dados são considerados indicadores do relatório mensal sobre o mercado de trabalho do governo dos EUA, que engloba também o setor público e deve dar um direcionamento maior sobre o possível rumo da política monetária do Federal Reserve.

Com preocupações sobre as medidas do banco central dos EUA e uma queda contínua do dólar australiano, as ações na Austrália caíram para o menor nível em quatro meses e meio. O índice S&P/ASX 200 fechou em queda de 1,1%, aos 4.781,2 pontos, depois de atingir 4.778,1 pontos.

A China também seguiu o recuo nas ações dos EUA e de outros mercados na Ásia, com realização de lucros. O índice Xangai Composto encerrou o pregão em queda de 1,3%, aos 2.242,11 pontos. O índice Shenzhen Composto caiu 1,4%, para 998,88 pontos. Pesos pesados como bancos e seguradoras ficaram sob pressão e recuaram com a queda no mercado mais amplo.

O índice Hang Seng, de Hong Kong, caiu 1%, para 21.838,43 pontos, e o índice Taiwan Weighted perdeu 1,0% e fechou aos 8.096,14 pontos.

As ações nas Filipinas foram a exceção na região ao terminarem em alta em uma sessão volátil, com os caçadores de pechinchas aproveitando a baixa inicial das ações e as perdas acumuladas de 6,6% desde segunda-feira. O índice PSEi subiu 0,8%, para 6.609,01 pontos, mas chegou a cair 2,5% no início da sessão desta quinta-feira, para 6.393 pontos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.