Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, seguindo a valorização das ações em Nova York no pregão de ontem, em especial de papéis dos setores de tecnologia e biotecnologia que compõem o Nasdaq.

SERGIO CALDAS, Agencia Estado

17 de abril de 2014 | 08h13

A exceção na Ásia foi o principal índice acionário da China, o Xangai Composto, que caiu 0,3%, a 2.098,89 pontos, diante da releitura do último dado do Produto Interno Bruto (PIB) chinês, que ontem impulsionou os mercados da região. O índice Shenzhen Composto, por outro lado, teve ligeira alta de 0,1%, a 1.086,23 pontos.

Embora o PIB chinês tenha crescido 7,4% no primeiro trimestre ante um ano antes, mais que a alta prevista de 7,3%, o número indicou desaceleração ante ao aumento de 7,7% registrado no quarto trimestre de 2013 e ficou abaixo de meta de ganho de 7,5% estabelecida para 2014.

Entre as ações, o destaque de queda na China foi de empresas do setor de materiais de construção. Tanto a Anhui Conch Cement quanto a Xinjiang Qingsong Building Materials & Chemicals Group recuaram 2,6%.

Por outro lado, ações ligadas à zona de livre comércio de Xangai avançaram com a expectativa de que Pequim fará mais reformas que contribuam para o desenvolvimento do comércio transfronteiriço. A firma imobiliária Shanghai Jinqian Export Processing Zone saltou 8,1% e a empresa de comércio exterior Shanghai Wai Gao Qiao Free Trade Zhone avançou 2,1%.

Inspirados pela alta das bolsas em Wall Street na sessão de ontem, o índice Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,3%, a 22.760,24 pontos, enquanto o Taiex, de Taiwan, mostrou alta de 0,2%, a 8.944,16 pontos, e o FTSE Straits Times, de Cingapura, teve ganho marginal de 0,02%, a 3.253,80 pontos. Na Coreia do Sul, o índice Kospi, de Seul, ficou praticamente estável em 1.992,05 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também foi influenciada pelo desempenho das ações em Nova York. O índice S&P/ASX terminou o pregão em alta de 0,6%, a 5.454,20 pontos. Na semana, o mercado australiano, que não abrirá amanhã, teve ganho de 0,5%.

Em função do Feriado da Sexta-feira Santa, as bolsas de Cingapura, Filipinas, Indonésia, Sri Lanka, Índia e Hong Kong também não operarão amanhã. Com informações da Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
Ásiabolsas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.