PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas asiáticas se mantêm em alta; Hong Kong, Tóquio e Xangai sobem 1,2%

Redução da tensão entre as Coreias e ganhos do euro e das commodities contribuem para bom resultado 

Por Ricardo Criez , Hélio Barboza e da Agência Estado
Atualização:

Os investidores estiveram otimistas nesta quinta-feira nos mercados da Ásia. Vários fatores contribuíram para o bom desempenho das bolsas, como a redução das tensões geopolíticas na península coreana, os ganhos do euro e das commodities.

PUBLICIDADE

A Bolsa de Tóquio fechou em alta depois que a caça às pechinchas sustentou as ações da Sony, da Canon e de outras grandes exportadoras, numa pausa da depreciação do euro diante do iene. Ao mesmo tempo, as ações dos fabricantes de medicamentos genéricos, como a Nichi-iko Pharmaceutical, subiram com a expectativa de um alinhamento no setor. O índice Nikkei 225 avançou 117,06 pontos, ou 1,2%, e fechou aos 9.639,72 pontos.

A Bolsa de Hong Kong continuou sua recuperação, com a diminuição dos temores sobre um aperto monetário na China e a presença de investidores em busca de ofertas de ocasião. O índice Hang Seng subiu 234,92 pontos, ou 1,2%, e terminou aos 19.431,37 pontos.Já as Bolsas da China tiveram alta expressiva, revertendo as perdas da sessão da manhã. O índice Xangai Composto subiu 1,2% e encerrou aos 2.655,92 pontos. O índice Shenzhen Composto ganhou 2% e terminou aos 1.060,33 pontos.O yuan seguiu desvalorizado em relação ao dólar, ainda por conta da forte demanda de fim de mês pela moeda norte-americana por parte dos bancos locais, possivelmente em nome de clientes corporativos estabelecendo as transações porque o fim do mês se aproxima. Mas, no exterior, os contratos de dólar futuro caíram uma vez que a relativa estabilidade do euro levou fundos de hedge a realizar lucros em suas posições em dólar. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,8315 yuans, de 6,8291 yuans do fechamento de quarta-feira.Os caçadores de ofertas voltaram a alavancar a Bolsa de Taipé, em Taiwan, estendendo os ganhos da véspera. O índice Taiwan Weighted subiu mais 1,1% e fechou aos 7.243,16 pontos.Na Coreia do Sul, a valorização do won diante do dólar sinalizou a diminuição das tensões geopolíticas com a Coreia do Norte e ajudou a Bolsa de Seul a fechar em alta, com o índice Kospi registrando ganho de 1,6%, fechando aos 1.607,50 pontos.A Bolsa de Sydney, na Austrália, deixou de lado as preocupações sobre as intenções de investimento da China em relação à Europa. O índice S&P/ASX 200 encerrou com elevação de 1,7%, fechando aos 4.379,2 pontos.O índice PSE da Bolsa de Manila, nas Filipinas, terminou com um avanço de 1%, fechando aos 3.156,53 pontos, impulsionado pela divulgação do crescimento do PIB no primeiro trimestre.A Bolsa de Cingapura fechou em alta, uma vez que os investidores, encorajados pela falta de notícias negativas significativas nos últimos dois dias, começaram a voltar aos mercados globais. O índice Straits Times subiu 1,6% e fechou aos 2.739,70 pontos.O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, ganhou 0,6% e fechou aos 2.713,92 pontos com compras de barganhas no final da sessão nos setores de mineração, automotivo e bancário. A estabilidade da moeda rupia e os ganhos nos demais mercados da Ásia também inspiraram as compras.O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve alta de 1,1% e fechou aos 737,28 pontos, em linha com os demais mercados regionais, com a bolsa se recuperando das perdas na semana após violento desfecho dos protestos antigoverno na capital.O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 1,6% e fechou aos 1.269,16 pontos, interrompendo nove sessões consecutivas de baixa, com destaque para papéis dos setores imobiliário e de tecnologia. Os resultados positivos das demais bolsas asiáticas também contribuíram para o sentimento positivo. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.