PUBLICIDADE

Publicidade

Bolsas da Ásia seguem Nova York e fecham em alta

Tóquio avançou 2,3% e Hong Kong teve valorização de 1,1%

Por Hélio Barboza , Roberto Carlos dos Santos e da Agência Estado
Atualização:

Os ganhos de ontem nas bolsas de Nova York, alimentados por indicadores econômicos dos EUA e por balanços de empresas norte-americanas, levaram as bolsas asiáticas a fechar em alta nesta sexta-feira.

PUBLICIDADE

A Bolsa de Tóquio interrompeu uma sequência de cinco dias de perdas com a ajuda das ações da Sony e de outras blue chips exportadoras, bem como de fabricantes de maquinário para construção, como a Komatsu. Esses papéis puxaram um forte rali alimentado pelos bons resultados corporativos dos EUA e por uma desvalorização do iene antes da abertura do pregão. O índice Nikkei 225 saltou 210,08 pontos, ou 2,3%, e fechou aos 9.430,96 pontos, depois de um declínio de 5,9% acumulado em cinco sessões até quinta-feira.

Em Hong Hong, a quarta alta consecutiva da bolsa foi liderada pelos bancos chineses. O índice Hang Seng avançou 1,1% e fechou aos 20.815,33 pontos.Na China, o índice Xangai Composto fechou em alta de 0,4%, terminando aos 2.572,03 pontos. O Shenzhen Composto avançou 0,3% e fechou aos 1.039,02 pontos.A cotação do yuan diante do dólar mudou pouco, já que a demanda dos bancos pela moeda norte-americana anulou o efeito da redução da paridade central. No mercado de balcão, o dólar fechou cotado em 6,7803 yuans, de 6,7800 yuans no fechamento da quinta-feira. O Banco do Povo da China (banco central) fixou a paridade central em 6,7790 yuans por dólar, abaixo dos 6,7859 yuans por dólar da quinta-feira. Em Taiwan, o índice Taiwan Weighted da Bolsa de Taipé encerrou em alta de 1,2%, fechando aos 7.761,22 pontos, no melhor fechamento desde 14 de maio.Na Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, a alta foi reforçada pelo interesse de compradores estrangeiros em blue chips, especialmente nas montadoras e no setor de tecnologia. O índice Kospi subiu 1,3% e fechou aos 1.758,06 pontos.Na Austrália, a Bolsa de Sydney encerrou o dia na maior pontuação em quatro semanas, com os setores financeiro, de matéria-prima e de energia liderando os ganhos. O índice S&P/ASX 200 subiu 1,9% e fechou aos 4.458,4 pontos.A Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou estável, com os investidores realizando lucros. O índice PSE subiu 0,04% e fechou aos 3.416,10 pontos, após atingir um pico de 3.445,87 pontos durante a sessão.A Bolsa de Cingapura teve alta, por conta do fechamento positivo em Wall Street, depois de resultados melhores do que o esperado de venda de imóveis residenciais e dados de atividade econômica da zona do euro. O índice Straits Times subiu 0,6% e fechou aos 2.973,47 pontos.O índice composto da Bolsa de Jacarta, na Indonésia, teve valorização de 1,1% e fechou aos 3.040,14 pontos, novo recorde de alta, seguindo os ganhos nas demais bolsas regionais. Ações de bancos e do setor automotivo direcionaram o mercado, na expectativa de fortes lucros no primeiro semestre.O índice SET da Bolsa de Bangcoc, na Tailândia, teve alta de 0,9% (a terceira consecutiva) e fechou aos 840,24 pontos, ainda auxiliado pelo otimismo com o leilão de licenças para telefonia móvel 3G, que movimentou as compras de papeis de telecomunicação, enquanto as ações de bancos experimentaram um rali devido aos fortes lucros no segundo trimestre.O índice composto de cem blue chips da Bolsa de Kuala Lumpur, na Malásia, subiu 0,7% e fechou aos 1.345,68 pontos, ajudado pelos ganhos em Wall Street. As informações são da Dow Jones

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.