Bolsas da Ásia sobem com ações financeiras e commodities

Índice que acompanha as principais bolsas da Ásia Pacífico exceto Japão teve alta de 1,7%

Reuters,

17 de fevereiro de 2010 | 08h00

As principais bolsas asiáticas fecharam no maior nível em três semanas nesta quarta-feira, 17, impulsionadas pelos setores financeiro e de matérias-primas depois que investidores compraram commodities atraídos um dólar mais fraco. O índice MSCI que acompanha as principais bolsas da Ásia Pacífico exceto Japão tinha alta de 1,7%, aos 398 pontos.

 

O índice Hang Seng fechou com valorização de 1,8% depois do feriado do Ano Novo Lunar, com os bancos subindo em reação à alta no compulsório chinês na sexta-feira, 13, estabelecido por Pequim para tentar moderar o crescimento do crédito e as pressões inflacionárias. "Parece que o mercado já precificou o aumento no compulsório", disse Castor Pang, diretor de pesquisa na Cinda International.

 

Em Xangai os mercados permanecem fechados esta semana devido ao feriado do Ano Novo. O índice Nikkei da bolsa de Tóquio subiu 2,72%, maior ganho diário desde 3 de dezembro, mas o volume de negócios foi um dos menores do ano, com os investidores inseguros sobre a duração da recuperação.

 

Ações de empresas de matérias-primas subiam depois que o cobre puxou um rali no ramo de metais na terça-feira graças a uma queda no dólar e a uma recuperação do mercado ante os recentes movimentos de vendas desencadeados pelos problemas com a dívida grega. "Há uma mudança para os ativos de mais risco, especialmente os ligados a commodities, e isso pode continuar por um dia ou dois", disse Tomomi Yamashita, gerente de fundos na Shinkin Asset Management, em Tóquio.

 

Em Seul, a bolsa fechou com alta de 1,65%, para 1.627 pontos, depois que dados dos Estados Unidos mostrando uma retomanda na atividade de Nova York animaram investidores estrangeiros para o setor financeiro e de tecnologia.

 

O mercado de Sidney avançou 2,19%, a 4.667 pontos, maior ganho diário em dois meses e meio. As mineradoras BHP Billiton e Rio Tinto subiram 2,1% e 3,3% respectivamente. Em Cingapura a alta foi de 1,2¨%, a 2.794 pontos.

 

(Por Elaine Lies )

Tudo o que sabemos sobre:
Ásia, bolsas, ações, commodities

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.