Bolsas da Ásia têm baixa com temores sobre Europa

Dúvidas sobre a capacidade de a União Europeia encontrar soluções para sua dívida prejudicam mercados

Agencia Estado

25 de junho de 2012 | 06h25

A maioria dos mercados asiáticos iniciou a semana em baixa. Nesta segunda-feira, as bolsas da região foram influenciadas, principalmente, pelas incertezas sobre a capacidade de a União Europeia encontrar soluções para o problema da dívida soberana.

Este foi o caso na Bolsa de Hong Kong, com os investidores andando de lado antes da reunião de cúpula da UE na quinta e na sexta-feira. O Hang Seng perdeu 0,5% e terminou aos 18.897,45 pontos. O segmento de recursos naturais foi o mais atingido.

Além do fator europeu, as Bolsas da China ficaram no campo negativo pelo quarto pregão seguido, novamente devido às persistentes preocupações com a desaceleração da economia doméstica. O Xangai Composto caiu 1,6% e terminou aos 2.224,11 pontos. O Shenzhen Composto perdeu 2,5%, aos 919,40 pontos. Destaque negativo também para o setor de recursos naturais.

A Bolsa de Taipé, em Taiwan, fechou em baixa, com investidores realizando lucros diante da redução das expectativa de que a cúpula da UE trará soluções para a crise. O índice Taiwan Weighted caiu 0,77%, aos 7.166,38 pontos.

Na Coreia do Sul, a Bolsa de Seul fechou no vermelho após uma forte queda de 4,2% nas ações da Samsung arrastar o mercado para baixo. Analistas projetam redução dos lucros da companhia no segundo semestre devido a uma recuperação mais lenta na indústria de chips e à demanda morna para eletrônicos por conta da crise na UE. O índice Kospi caiu 1,19%, aos 1.825,38 pontos.

Na Austrália, a Bolsa de Sydney seguiu a tendência e encerrou o dia em baixa, na menor pontuação de três semanas, com os investidores permanecendo de lado à espera da reunião da UE. O índice S&P/ASX 200 retrocedeu 0,50%, aos 4.027,81 pontos. O setor de mineração foi o mais fraco.

Já a Bolsa de Manila, nas Filipinas, fechou em alta, com o sentimento investidor estimulado pelos ganhos em Wall Street na sexta-feira. O PSEi ganhou 0,9% e encerrou aos 5.167,20 pontos, com moderado volume de negociações. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasÁsia

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.