Bolsas de NY avançam com sinais positivos na Europa

Foco do dia está na reunião da chanceler alemã, Angela Merkel, com o primeiro-ministro grego, George Papandreou

Luciana Antonello Xavier, correspondente da Agência Estado,

27 de setembro de 2011 | 10h41

As bolsas de Nova York abriram em alta, em meio ao otimismo dos mercados europeus e a confiança de que um plano de ajuda para a zona do euro está se estruturando. Às 10h37 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 1,94%, o Nasdaq avançava 1,54%, e o S&P 500 tinha alta de 1,91%.

O foco do dia está na Europa e na reunião da chanceler alemã, Angela Merkel, com o primeiro-ministro grego, George Papandreou, em Berlim. Enquanto o governo grego quer mostrar que está comprometido a fazer o aperto fiscal, ele também quer ter certeza de que receberá mesmo um segundo pacote de socorro financeiro dos países da região e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Mais cedo, Merkel disse ser importante o Parlamento europeu aprovar mudanças no fundo de resgate do bloco, a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês). "A aprovação do fundo europeu é de muita, muita significância", afirmou. O Parlamento alemão votará na quinta-feira projeto para aumentar a capacidade da EFSF de 250 bilhões de euros para 440 bilhões de euros.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasEUAaberturaEuropa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.