Bolsas de NY fecham em queda com realização de lucro

As bolsas de Nova York fecharam em leve queda nesta quinta-feira, 9, com investidores realizando lucros após ganhos recentes e depois de indicadores negativos sobre a economia da China. Nos EUA, um dado sobre o mercado de trabalho superou as previsões, o que ajudou a conter as perdas dos mercados financeiros.

Agencia Estado

09 de maio de 2013 | 17h37

O índice Dow Jones perdeu 22,50 pontos (0,15%), fechando a 15.082,62 pontos. O Nasdaq recuou 4,10 pontos (0,12%), encerrando a sessão a 3.409,17 pontos. O S&P 500 teve retração de 6,02 pontos (0,37%) e fechou a 1.626,67 pontos.

O Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que o número de trabalhadores que entraram pela primeira vez com pedido de auxílio-desemprego caiu 4 mil, para 323 mil, na semana até 4 de maio, após ajustes sazonais. O total de pedidos é o mais baixo em cinco anos. Já os estoques no atacado subiram 0,4% em março ante fevereiro, para o valor sazonalmente ajustado de US$ 480,58 bilhões, segundo informou o Departamento do Comércio. O resultado veio exatamente em linha com a previsão de analistas consultados pela Dow Jones.

Já o presidente do Federal Reserve de Filadélfia, Charles Plosser, afirmou hoje que gostaria de reduzir o tamanho do programa de US$ 85 bilhões por mês em compras de bônus já na próxima reunião e frisou que os EUA não estão mais em crise financeira. Em resposta às perguntas de um auditório, Plosser, que não vota no Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), reiterou sua oposição às políticas atuais do Fed, dizendo que os benefícios são "magros" e que elas são "arriscadas" para o futuro.

Os mercados começaram o dia sob pressão após a China, a segunda maior economia mundial, publicar seus últimos números de inflação. O índice de preços ao produtor chinês caiu mais que o esperado em abril, sugerindo lentidão das atividades de produção no país. Por outro lado, o índice de preços ao consumidor superou as expectativas no mês passado, gerando temores de que o banco central local hesite em adotar novas medidas de relaxamento monetário.

Na Europa, o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) manteve hoje sua taxa básica de juros e seu programa de estímulos inalterados. Os indicadores da região vieram mistos, com o destaque positivo sendo a produção industrial do Reino Unido, que avançou 0,7% em março ante fevereiro. Por outro lado, a produção industrial da Espanha recuou 0,6% em março ante igual mês de 2012, e as taxas de desemprego na Grécia e na Espanha tiveram nova alta.

Enquanto isso, investidores aproveitaram para realizar lucros após o Dow Jones e o S&P 500 renovarem suas máximas históricas ontem. "Geralmente, quando o mercado sobe muito rápido, muitos investidores novatos compram ações. Eles buscam ganhos de curto prazo, então quando há qualquer sinal de alerta, eles tendem a vender facilmente", comenta Jason Pride, diretor de estratégia de investimento da gestora Glenmede Investment and Wealth Management. "Nós avançamos muito nos quatro primeiros meses do ano, então estamos prontos para uma pequena correção", afirma Joe Heider, diretor regional da Rehmann Financial Group.

Entre as notícias corporativas, as ações do site de compras coletivas Groupon saltaram 11,45%, após a empresa divulgar um balanço melhor do que o esperado para o primeiro trimestre. Já a varejista de comércio online Amazon ganhou 0,57%, depois do Wall Street Journal noticiar que a empresa começou recentemente a desenvolver uma ampla gama de aparelhos eletrônicos, incluindo dois modelos de smartphone - um deles com tela 3D - e um tocador de áudio.

Entre as blue chips, os destaques de queda foram os bancos (JPMorgan -1,45%, Goldman Sachs -1,14%, Citigroup -1,40% e Bank of America -0,84%). No campo positivo aparecem Walt Disney, com alta de 1,03%, e Dow Chemical, que subiu 1,19%. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
dow jonesnasdaqfechamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.