Bolsas de NY recuam diante de problemas na Europa

Pesaram os problemas na zona do euro e a divulgação de vários balanços corporativos

Álvaro Campos, da Agência Estado,

20 de outubro de 2011 | 11h43

As Bolsas de Nova York operavam em baixa pela manhã, oscilando em função dos problemas na zona do euro e da divulgação de uma série de balanços corporativos. Perto das 11h40 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,17%, o Nasdaq recuava 0,53% e o S&P 500 tinha queda de 0,15%.

Poucos minutos antes da abertura do pregão, o desempenho dos índices futuros se deteriorou. Relatos informam que a reunião de cúpula da União Europeia, marcada para domingo, pode ser adiada mais uma vez, em razão de discordâncias sobre a maneira de alavancar a Linha de Estabilidade Financeira Europeia (EFSF, na sigla em inglês).

Ontem, uma reunião inesperada em Frankfurt do presidente da França, Nicolas Sarkozy, com a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, entre outras autoridades europeias, alimentou rumores de que pode haver divergências entre franceses e alemães sobre um abrangente pacote de reformas que deve ser apresentado na reunião de cúpula da UE. Não foram divulgadas informações oficiais sobre o encontro de ontem.

Nos Estados Unidos, o Departamento do Trabalho informou que o número de trabalhadores que entraram pela primeira vez com pedidos de auxílio-desemprego na semana encerrada em 15 de outubro recuou 6 mil, para 403 mil solicitações. A redução superou as estimativas dos analistas, que previam queda de 4 mil pedidos.

No campo corporativo, a farmacêutica Eli Lilly divulgou que seu lucro líquido no terceiro trimestre caiu 5,1%, para US$ 1,24 bilhão. Às 11h15 seus papéis caíam no pré-mercado. Já o lucro da AT&T no período recuou 71%, para US$ 3,62 bilhões. Mas, excluindo ganhos extraordinários da companhia no terceiro trimestre do ano passado, o lucro na verdade avançou, em linha com a previsão dos analistas. Seus papéis tamném recuavam no pré-mercado. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsasEUAabertura

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.