Bolsas de NY sobem após dados positivos dos EUA

As bolsas de valores de Nova York encerraram o pregão em alta à medida que o otimismo entre os investidores foi renovado diante de bons dados da economia dos Estados Unidos.

Agencia Estado

20 de março de 2014 | 19h21

O índice Dow Jones subiu 108,08 pontos (0,67%) para 16.331,05 pontos. O índice Nasdaq avançou 11 pontos (0,27%) para 4.319,29 pontos. O S&P 500 fechou com alta de 11,24 pontos (0,60%), a 1.872,01 pontos.

Os mercados de ações norte-americanos iniciaram a sessão em baixa, pressionados por preocupações de que o Federal Reserve aumentasse as taxas de juros mais cedo do que o esperado. A tendência se reverteu logo que começaram a ser divulgados os dados programados para hoje.

O índice de atividade regional do Fed da Filadélfia subiu mais que o esperado em março e o índice de indicadores antecedentes dos EUA, medido pelo Conference Board, também avançou mais que o previsto em fevereiro. As vendas de moradias usadas, por sua vez, caíram em fevereiro, mas ficaram em linha com as projeções, enquanto o número de pedidos de auxílio-desemprego recuou na semana passada, de acordo com a expectativa dos analistas.

Os resultados de hoje alimentam entre os investidores a teoria que as recentes leituras fracas foram consequência apenas do inverno rigoroso e que a economia dos Estados Unidos está em uma trajetória de crescimento."As coisas estão consertando, as coisas estão melhorando", disse Natalie Trunow, diretora de investimentos da Calvert Investments.

"Houve confusão entre as tendências econômicas e as tendências climáticas. O mau tempo não apenas para obstrui estradas, ele atrapalha também a economia", disse Lawrence Creatura, gerente de portfólio da Federated Investors.

No noticiário corporativo, as ações da ConAgra Foods subiram 1,4% após a empresa relatar um lucro melhor do que o esperado. Já os papeis de empresas de impressão 3-D caíram fortemente após a ExOne, que perdeu 10% no pregão hoje, divulgar prejuízo e queda na receita no quarto trimestre. As empresas Stratasys e 3D Systems acompanharam a tendência e encerram a sessão com forte baixa.

Na Europa, as bolsas fecharam mistas nesta quinta-feira, com os investidores contrabalançando a perspectiva de uma alta antecipada das taxas de juros nos EUA e uma série de indicadores positivos norte-americanos. O índice pan-europeu Stoxx 600 encerrou o dia praticamente estável, com alta marginal de 0,01%, a 327,67 pontos. Em Londres, o índice FTSE 100 recuou 0,47%, a 6.542,44 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 subiu 0,46%. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsas de valores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.