Bolsas dos EUA fecham em direções divergentes

As bolsas dos EUA fecharam sem direção única, em um pregão marcado pela ausência de indicadores econômicos. Na primeira parte da negociação, as bolsas operaram em queda, pressionadas pelas preocupações com a perspectiva econômica na China e as tensões na Ucrânia antes da realização de um referendo no país no domingo.

Agencia Estado

12 de março de 2014 | 18h25

O Dow Jones recuou 11 pontos (0,07%) e fechou em 16.339 pontos. O S&P-500 subiu 0,5 ponto (0,03%) e terminou em 1.868 pontos. O Nasdaq avançou 16 pontos (0,37%) e fechou em 4.323 pontos, interrompendo uma série de quatro sessões seguidas de perdas.

Embora os investidores tenham concentrado a atenção nos desdobramentos no exterior, eles disseram que estavam preocupados principalmente com as projeções para os resultados corporativos e para a economia dos EUA. Analistas preveem que os resultados das empresas, que fazem parte do índice S&P-500, no primeiro trimestre subirão 0,3%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O número, no entanto, representa uma queda em relação à alta de 4,3% prevista no fim de 2013, de acordo com a FactSet. Para o ano cheio, os analistas esperar que os lucros subam 8,8%, acima do crescimento de 5,4% registrado no ano passado.

O estrategista-chefe de investimento da MFS Investment Management, Jim Swanson, acredita que as bolsas dos EUA tem mais espaço para subir neste ano. Ele está particularmente otimista com as ações do setor de tecnologia e de produtos químicos. Ele prevê que as companhias terão mais capacidade para elevar preços neste ano, o que deverá impulsionar as margens de lucro das empresas que compõem o S&P-500.

Nesta quinta-feira, 13, a agenda de indicadores do país tem como destaques as vendas no varejo em fevereiro, os estoques das empresas em janeiro e os pedidos de auxílio-desemprego semanais.

No setor corporativo, as ações da General Motors recuaram 1%, afetadas por notícias de que os órgãos reguladores estariam investigando como a montadora lidou com as reclamações sobre interruptores de ignição com defeito.

Os papéis da Herbalife caíram 7,37% com o anúncio da empresa de que está sendo investigada pela Comissão Federal do Comércio dos EUA (FTC, em inglês). A negociação das ações chegou a ser suspensa durante a tarde.

Já a King Digital Entertainment, fabricante do jogo "Candy Crush Saga" disse que

pretende atrair até US$ 7,6 bilhões em sua oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês).

No fronte externo, o grupo das sete nações mais industrializadas do mundo, conhecido como G-7, afirmou nesta quarta-feira que não reconhecerá os resultados do referendo na Crimeia sobre a separação da Ucrânia e anexação da região à Rússia, marcado para este domingo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Tudo o que sabemos sobre:
bolsas de valores

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.