Bovespa abre em alta seguindo exterior

Nos EUA, a divulgação de dados positivos de renda pessoal e dos gastos com consumo em fevereiro deram impulso aos índices futuros

Álvaro Campos, da Agência Estado,

28 de março de 2014 | 10h45

A Bovespa abriu em leve alta nesta sexta-feira, 28, acompanhando o sinal positivo vindo da Europa e Nova York. Mesmo assim, pouco depois os ganhos foram zerados. Existe uma pressão de queda, já que na quinta-feira, o Ibovespa subiu 3,50% e acumula alta de 10,41% nas nove últimas sessões.

Por volta das 10h25 o Ibovespa caía 0,02%, aos 49.635,98 pontos. O setor de energia está no foco, após as divulgações dos resultados da CPFL (+1,08%) e Eletrobras (ON -0,16% e PN +1,04%). Foi realizado há pouco, em São Paulo, o leilão para outorga da concessão da usina de Três Irmãos, sob operação atualmente da Cesp. O vencedor foi o consórcio Novo Oriente, formado por Furnas (49,9% de participação) e o fundo de investimento Constantinopla (fatia de 50,1%). A proposta foi a única a ser apresentada e não teve deságio. O critério para vencer a concorrência era oferecer o menor Custo de Gestão dos Ativos de Geração (GAG), fixado em R$ 31,6 milhões/ano (ou R$ 16,6/MWh por ano).

Nos EUA, a divulgação de dados positivos de renda pessoal e dos gastos com consumo em fevereiro deram impulso aos índices futuros, que operam no azul. Conforme divulgado há pouco, os norte-americanos ampliaram os gastos em fevereiro, oferecendo mais um sinal de que a recuperação da economia dos EUA está ganhando força. Segundo dados do Departamento do Comércio, os gastos com consumo pessoal subiram 0,3% na comparação com janeiro, em linha com a previsão dos analistas.

Ainda no campo corporativo, ontem a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) decidiu suspender a oferta pública de distribuição primária de ações da Oi por até 30 dias. A decisão ocorreu após declarações do presidente da companhia, Zeinal Bava, à imprensa na quarta-feira, o que não é permitido até a publicação do anúncio de encerramento da operação. No horário acima Oi PN subia 1,26%.

Tudo o que sabemos sobre:
BovespaNOva York

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.